Segurança no ambiente de trabalho é tema de debate em evento de enfermagem
Segurança no ambiente de trabalho é tema de debate em evento de enfermagem
Encontro alusivo à data da categoria reúne troca de ideias, palestras e mesa redonda
Jade Abreu, da Agência Saúde DF | Edição: Margareth Lourenço

Evento relembrou a data internacional da categoria, celebrada em 12 de maio. Foto: Sandro Araújo - Agência Saúde DF
Com o título "Enfermagem: uma voz para liderar", evento, nesta quarta-feira (25), no auditório da Administração Central da Secretaria de Saúde relembrou a data internacional da categoria, celebrada em 12 de maio. Entre os temas, foram abordadas questões que preocupam os servidores, como situações de violência, e formas para promover a valorização dos profissionais.
"Pretendo voltar ao que apresentarem hoje, não vamos deixar esse tema da segurança desassistido; não vamos deixar de lado a segurança da enfermagem, das Unidades Básicas de Saúde, das estruturas", ressaltou o Secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, na mesa de abertura. O gestor disse que também conta com as sugestões dos profissionais para aperfeiçoar cada vez mais a condição de trabalho da Pasta. "Eu quero o crescimento de vocês", reforçou Pafiadache.
O evento foi organizado pela Diretoria de Enfermagem (Dienf). "Queremos valorizar os profissionais não apenas na questão financeira, mas em pontos éticos-morais, minimizando desgastes", disse a diretora da Dienf, Maria Leonor Gois. Ela destacou que o evento é uma oportunidade de apresentar aos servidores o que tem sido feito, a preocupação da Pasta com relação à questão da violência contra os profissionais, além de solicitar a participação deles para contribuir com os avanços.
Valorização profissional
O encontro prossegue até 18 horas, com palestras e mesas redondas para aprofundamento das questões apresentadas na parte da manhã, o que também inclui investimentos na enfermagem. Ainda serão premiadas as melhores experiências em práticas avançadas na Secretaria de Saúde. São iniciativas que contribuem para serviços cada vez mais qualificados na assistência. Servidores de todas as regiões de saúde submeteram os trabalhos para a apresentação.
O evento contempla técnicos de Enfermagem, auxiliares de Enfermagem e enfermeiros. Dados do Conselho Federal de Enfermagem apontam que são mais de 2 milhões de profissionais da área em todo o país. Na Secretaria de Saúde, são 9.819 técnicos e auxiliares de enfermagem e 3.984 enfermeiros, o que totaliza 13.803 servidores.
A Secretaria de Saúde tem ampliado a contratação de profissionais de enfermagem, tanto efetivos quanto temporários. Em 2020, foram contratados 387 enfermeiros; em 2021, 302. Para a carreira de técnico de enfermagem, 204 profissionais somaram-se à força de trabalho.