Semana de doação de leite humano tem atividades virtuais para conscientizar sobre importância do gesto solidário
Semana de doação de leite humano tem atividades virtuais para conscientizar sobre importância do gesto solidário
Em 19 de maio é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano; data promove debates sobre o tema
Com o slogan Doação de leite humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança, a Secretaria de Saúde chama a atenção para a importância do gesto que ajuda a salvar vidas. Por meio da mobilização nas redes sociais, a ideia é mostrar que cada doação conta e pode fazer a diferença.
O Dia Nacional de Doação de Leite Humano é celebrado em 19 de maio dentro da Semana Nacional de Doação de Leite Humano. Em 2021, em virtude da pandemia de covid-19, as atividades serão desenvolvidas de forma virtual e incluem campanha nas redes sociais e eventos para debater o tema.
A coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do DF, Miriam Santos, participa do Fórum de Cooperação Técnica Internacional Doação de Leite Humano – Lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19. O que podemos fazer a mais? O evento, realizado pela Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), reúne mais de 30 países.
Miriam mediou na segunda-feira (17) o debate “Aprendendo e inovando para transpor a pandemia: As Vivências dos Bancos de Leite Humano das diferentes regiões do Brasil”. Na ocasião, ela agradeceu o compartilhamento dos desafios enfrentados pelos bancos de leite do Brasil durante a pandemia, e a partilha das novidades e ideias que podem servir de inspiração para toda a rede global.
Segundo Miriam, a pandemia trouxe muitas mudanças, e o desafio foi fazer com que a informação correta chegasse a todas as mulheres que desejam doar leite materno. Além disso, ela ressalta a relevância da data comemorativa. “A importância da semana e do dia de doação de leite humano é promover conscientização e como isso pode fazer a diferença na vida de muitos bebês. É importante que as mulheres, os profissionais de saúde e a sociedade saibam como ajudar”, enfatizou.
A campanha promovida pela Secretaria de Saúde segue ao longo da semana trazendo postagens sobre a temática no site e nas redes sociais oficiais da pasta: Instagram, Facebook e Twitter.
Data
A data foi instituída pela Lei nº 13.227/2015 com o intuito de estimular a doação de leite materno, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, além de divulgar os bancos de leite humano nos Estados e Municípios.
No Distrito Federal, a Lei nº 5.51154/2013 instituiu a Semana Distrital de Doação de Leite Materno e a incluiu no calendário oficial de evento do DF.
Como doar
Toda mulher que está amamentando pode ser voluntária e ajudar a salvar a vida de vários recém-nascidos. Para se tornar doadora basta ligar para o telefone 160, opção 4 ou acessar o site Amamenta Brasília e se inscrever. Depois disso, as equipes do Banco de Leite Humano entrarão em contato para agendar a visita do CBMDF.