Servidores da Saúde participam do programa Brasília Sem Fronteiras
Servidores da Saúde participam do programa Brasília Sem Fronteiras
Por Érika Bragança, da Agência Saúde DF
Profissionais embarcam no próximo sábado (17)
Onze servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal foram convocados para a segunda chamada do programa Brasília Sem Fronteiras e embarcam amanhã (17) para capacitação internacional nos cursos de “Liderança em Gestão Pública”, na cidade de Haia na Holanda e “Liderança em Gestão Pública para Cidades Competitivas”, em Krems na Áustria.
Os profissionais participaram de curso de capacitação e visitas técnicas no mês de abril e maio. Foram escolhidos o Hospital da Criança, Estádio Nacional Mané Garrincha e a Fábrica Social. O secretário de Assuntos Internacionais, Odilon Frazão destacou que a oportunidade é para trocar experiências e despertar o servidor para uma visão global. “A visão que a pessoa cria com esse programa é importante não só para a vida dela, mas também para o governo. O lugar que tiver esse servidor, só tem a ganhar porque ele trará outra visão de mundo e conhecimento. Só vai acrescentar”, afirmou.
Os profissionais foram aprovados no certame realizado em 2013. Dillian Silva, servidora na Vigilância Sanitária, foi uma das convocadas e considera uma oportunidade ímpar de qualificação profissional e pessoal. “Uma oportunidade dessas é rara para nós servidores. É uma demonstração de que o GDF confia e investe em nossa capacidade. Além disso, reconhece a importância de qualificar o serviço público. Valorizo esse investimento e estou comprometida em retribuir com o meu trabalho contribuindo para a gestão das políticas de saúde do DF”, conclui.
Na edição 2014, foram selecionadas 190 pessoas, 40 são alunos dos Centros Interescolares de Línguas (CILs) e 150 são servidores públicos. Do total, 100 servidores e todos os alunos dos CILs viajam no mesmo dia. O restante seguirá para o exterior em novembro. As aulas terão duração de quatro semanas. Para este ano, o programa foi ampliado. Com investimento de R$ 30 milhões, a nova edição oferecerá 950 vagas, com uma nova categoria: universitários.
O edital para essa seleção foi lançado recentemente e a prova será neste domingo (18). No total, foram 13 mil inscritos contra 2.304 inscritos em 2013. Na época, houve uma abstenção alta, 970 participantes não compareceram à prova aplicada. Em 2014, o programa oferece novos destinos: França, Espanha e Nova Zelândia, além de Estados Unidos, Holanda e Áustria.