Shantala para crianças em Planaltina
Shantala para crianças em Planaltina

Massagem promove saúde integral de bebês
O Centro de Referência em Práticas Integrativas de Saúde de Planaltina (CERPIS) implanta a Shantala na regional de saúde para a comunidade. O objetivo é que a prática se torne rotineira e integrada aos serviços de atenção materno infantil das unidades e contribua para o aperfeiçoamento do SUS.
Segundo o coordenador do CERPIS, Marcos Freire, a Shantala é uma prática de massagem em bebês e crianças, originária da Índia, realizada por meio de toques e manobras específicas, executada por mães e cuidadores. “Promove a saúde integral e a qualidade de vida da criança e de sua família, reforçando os vínculos afetivos, favorecendo a cooperação, confiança, criatividade, segurança e equilíbrio físico e emocional, contribuindo para a formação de uma sociedade mais harmoniosa”, explica.
Para Marcos, a Shantala traz inúmeros benefícios para a criança, além do relaxamento, redução de tensões e bloqueios, melhoria de frequência cardíaca, melhoria do funcionamento do aparelho locomotor, alivio de insônia, equilibro energético e melhoria das sensações de estabilidade e autoestima.
A Regional de Saúde de Planaltina visando à implantação da Shantala na Rede Cegonha constituiu um grupo de estudos que vem se reunindo desde o primeiro semestre deste ano. Como estratégia de implantação, o grupo, após estudos iniciais, e sob a orientação da enfermeira Graça Araújo, do CERPIS, já habilitada na técnica, decidiu iniciar o atendimento com a Shantala nas unidades de saúde que têm servidores frequentando o grupo.
Atendimento - Desse modo, já realizaram a prática da Shantala junto a mães doadoras do banco de leite do Hospital Regional de Planaltina e mães do Centro de Saúde 05 de Planaltina.
Nos dias 05 e 16 de setembro, serão atendidas mães do Centro de Saúde 04 e 02, respectivamente. As mães são agendadas a partir dos serviços de saúde da própria unidade e o encontro é organizado pelo servidor da unidade que participa do grupo. O Lar Fabiano de Cristo, entidade comunitária de Planaltina, que desenvolve atenção a mais de 250 crianças, também faz parte do grupo.
A Shantala aplica-se exclusivamente a recém-nascidos a partir de 1 mês de idade, podendo aplicar-se também aos bebês e a crianças.
A prática foi Implantada na SES/DF em 2000.
Tatiane Gomes