Taguatinga ganha unidade de pronto atendimento em Clínica Médica
Taguatinga ganha unidade de pronto atendimento em Clínica Médica
Por Claudete Nascimento, da Agência Saúde DF

Serviço funciona também na Asa Norte e no Núcleo Bandeirante
Moradores de Taguatinga que fazem tratamento no Centro de Saúde Nº06, contam com atendimento diferenciado em clínica médica e pediatria. Pacientes que apresentarem sintomas como dor de cabeça, garganta inflamada, suspeita de dengue e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS) são atendidos por meio de agenda aberta, sem necessidade de marcação de consulta.
“A agenda aberta visa o atendimento do paciente que é classificado como verde e azul. Esse serviço já funciona na Asa Norte e Núcleo Bandeirante”, disse o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, que esteve no Centro de Saúde 6 nesta terça-feira (05).
Após a reabertura do período de manutenção estrutural do centro, há 11 dias, a unidade realizou 280 consultas, com média de 26 pacientes/dia. Para atender ao paciente classificado como azul e verde (Classificação de Risco), o centro conta com equipe de profissionais formada por 02 clínicos médicos, 02 pediatras, 01 enfermeiro e 06 técnicos de enfermagem.
“Há trinta anos sou paciente deste centro de saúde. Aqui faço o acompanhamento da minha pressão alta e diabete. O atendimento é maravilhoso e na farmácia pego os meus remédios”, disse a paciente Maria das Graças Maia, que é moradora de Taguatinga Sul e presidente da Associação de Moradores da cidade.
Além da agenda aberta, o centro oferece atendimento em hipertensão arterial, diabete, ginecologia (prevenção e pré-natal), pediatria (programa de crescimento e desenvolvimento). Para realizar esses serviços, a unidade conta com 04 clínicos médicos, 03 pediatras, 03 ginecologistas, 04 enfermeiros, 19 técnicos de enfermagem, 02 cirurgiões dentistas, 02 técnicos de higiene dental, 01 assistente social e 01 nutricionista.
Entenda a Classificação de Risco:
O Protocolo de Manchester de Classificação de Risco, preconizado pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo acolher o paciente, avaliar a sua necessidade clínica e atendê-lo de acordo com a urgência do caso, classificando-o por cores: azul (não urgente); verde (pouco urgente); amarela (urgente); laranja (muito urgente) e vermelha (emergência).
Para facilitar o atendimento ao cidadão, diminuir o tempo de espera nas emergências dos hospitais, a população pode procurar na internet onde há atendimento nos demais centros de saúde, pelo endereço eletrônico: saudeparatodosdf.com.br
Atendimento à Imprensa
(61) 3348-2547 /2539 e 9862-9226