Terças mágicas alegram a classe hospitalar do HMIB
Terças mágicas alegram a classe hospitalar do HMIB

Oficina descontrai e estimula a socialização dos pacientes internados
BRASÍLIA (26/5/15) - Voluntário conhecido pelos shows de mágica, André Freire, leva entusiasmo para as manhãs de terça-feira à Classe Hospitalar do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB). A apresentação diferenciada coloca as crianças internadas e seus acompanhantes não apenas para assistirem, mas também para fazerem parte do espetáculo.
"As crianças amam esse momento e dão muita risada. Além de ser um momento de descontração e relaxamento, os acompanhantes participam e a troca entre todos é muito rica", relata a professora da Classe Hospitalar Denise.
A iniciativa do trabalho partiu do próprio voluntário, que estreitou a parceria com o hospital cultivada desde 2013 e transformou o seu show em uma oficina com duração de até 40 minutos. André Freire relata que gostava de mágica desde a infância e sempre achou que poderia fazer a diferença com esta arte. Foi lendo a reportagem de um grande mágico internacional, David Copperfield, mostrando a importância da mágica em hospitais, que despertou no voluntário o interesse em atuar no HMIB.
"Quando a criança realiza um truque com sucesso acontece uma mágica dentro dela, uma satisfação e alegria que apenas os mágicos podem descrever. É esse momento que eu quis compartilhar com essas crianças", explica André.
A Classe Hospitalar é destinada ao atendimento de crianças internadas com o objetivo de dar continuidade ao processo pedagógico-educacional do paciente durante o período de internação. Na Escolinha trabalham professoras da Secretaria de Educação do DF/SEDF que fazem o mapeamento de cada aluno internado. Conforme os dados obtidos, as educadoras entram em contato com a coordenação da escola do estudante que fornece o material didático aos pais para continuidade do estudo.
Saiba mais:
A escolinha funciona de acordo com o calendário da SEDF. O horário de funcionamento da unidade é de 07 às 12h30 (todas as manhãs); de 13 às 16h00 (terças e quintas-feiras); nos demais períodos são destinados à coordenação interna.