UBSs do DF realizam mais de 2,1 milhões de atendimentos no 1º semestre de 2025
UBSs do DF realizam mais de 2,1 milhões de atendimentos no 1º semestre de 2025
Porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), ao todo o GDF possui 181 Unidades Básicas de Saúde
Michele Horovits, da Agência Saúde DF | Edição: Marcelo Sirkis
De janeiro a junho deste ano, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realizaram mais de 2,1 milhões de atendimentos, segundo dados do Portal de Informações e Transparência da Saúde do DF (InfoSaúde-DF). Desse total, 302,9 mil foram de saúde bucal.
Para o secretário da SES-DF, Juracy Lacerda, os números reforçam a importância da Atenção Primária à Saúde (APS) como a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). "O cuidado contínuo e próximo à população é uma das premissas do SUS e as UBSs oferecem esse atendimento inicial. Estamos investindo cada vez mais na melhoria dos serviços oferecidos", afirmou.
Nas UBSs, o cidadão é acolhido por uma equipe multiprofissional qualificada. O atendimento é feito por médicos de família e comunidade e enfermeiros, que acompanham a saúde dos pacientes em todas as fases da vida, com foco na integralidade do cuidado e na construção de vínculos duradouros.

A jornalista Jane Rocha, 49, compareceu à UBS 1 da Asa Sul nesta quarta-feira (30), para fazer seu tratamento mensal, e elogiou o atendimento, realizado em 15 minutos.
"Eu não tenho plano de saúde e fui muito bem atendida aqui por todos os profissionais. Tenho crise de ansiedade e já apresento melhoras. Todas as minhas consultas são marcadas e não há atraso", relata.
Integralidade
De acordo com o coordenador da Atenção Primária à Saúde no DF, Fernando Moreira, que também é médico da família e comunidade, o modelo adotado permite um acompanhamento mais eficaz e preventivo. “Cuidar de uma população que envelhece exige proximidade e vínculo. A maioria dos problemas de saúde está relacionado ao modo de vida, às condições de moradia, trabalho e relações sociais. E tudo isso se acompanha melhor quando se está por perto”, destaca.
As 181 UBSs da Secretaria de Saúde atuam na prevenção e no tratamento dos problemas de saúde mais frequentes, enquanto os hospitais lidam com casos de maior complexidade e urgência. Cada UBS é formada por Equipes de Saúde da Família (eSF), compostas por médicos de família, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além das Equipes de Saúde Bucal (eSB), com dentistas e técnicos. O cuidado é ampliado com o apoio das equipes multiprofissionais (eMulti), que contam com psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais.

“O objetivo da Atenção Primária é justamente promover saúde antes que os problemas se agravem. Por isso, as UBSs desenvolvem ações de prevenção de doenças, promoção da saúde, acompanhamento de condições crônicas como hipertensão e diabetes, além de serviços em saúde da mulher, bucal, vacinação, entre outros”, explica Moreira.
Serviço
As UBSs estão presentes em todas as regiões do Distrito Federal, facilitando o acesso da população ao atendimento de saúde de forma ágil, acolhedora e resolutiva. São espaços pensados para acompanhar as pessoas ao longo da vida, promovendo saúde e prevenindo doenças com base na realidade local.
Confira aqui a sua Unidade Básica de Saúde de referência.