Ucin do HRL recebe pintura e humaniza ambiente
Ucin do HRL recebe pintura e humaniza ambiente
Local ganhou tons suaves que deixaram ambiente mais agradável para mães e bebês prematuros
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF
JURANA LOPES
A Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucin) do Hospital da Região Leste (HRL) humanizou seu espaço interno através de pintura artística. Duas paredes da unidade ganharam tons suaves e desenhos de animais e plantas. As pinturas feitas pelo artista plástico Ricardo de Deus foi uma doação das servidoras da unidade.
“Por ser uma unidade infantil no qual muitos pacientes permaneceram até dois ou três meses internados e a mãe espera que seu filho saia saudável e permanece junto a ele na internação, nosso objetivo foi criar um ambiente que traga harmonia neste período tão difícil para binômio e familiares”, explica a supervisora de Enfermagem da Ucin, Lucyara Simplício.
A pintura foi realizada no prazo de uma semana. O trabalho só foi possível com a alta da maioria dos bebês da unidade. “O tempo foi muito oportuno, pois durante esta semana nossa taxa de internação reduziu-se e foi possível realizar o trabalho sem prejudicar a assistência aos recém-nascidos”.
Segundo Lucyara, por ser uma arte com tons suaves, utilizando cores leves, fica a sensação de tranquilidade no ambiente, o que é muito importante na internação dos prematuros, que necessitam de tranquilidade e com redução de ruídos.
“Este ano foi muito especial para a unidade neonatal do Paranoá. Conseguimos melhorias significativas e com impacto positivo para o usuário”, avaliou Lucyara.
Método Shantala
Nesta quinta-feira (26), os profissionais da Ucin organizaram uma oficina de Shantala para as mães que estão internadas no espaço. A aula foi ministrada pela terapeuta ocupacional Adriana Sousa Martins.