Unidade Móvel da Mulher realizou 557 exames em uma semana, no Gama
Unidade Móvel da Mulher realizou 557 exames em uma semana, no Gama
Na primeira semana de atendimento as moradoras do Gama, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher realizou 557 exames. No estacionamento do Centro Olímpico, ao lado do Estádio Bezerrão, já foram feitas 200 mamografias, 199 ecografias e 158 exames preventivos de câncer ginecológico. Além da carreta, uma unidade móvel de Estratégia Saúde da Família com dois consultórios atende as pacientes para coleta de material para exame preventivo e profissionais de saúde oferecem atividades educativas, aferição de pressão arterial e dosagem de glicemia. Desde o lançamento da Unidade, em março, já foram realizados 20.242 exames.
O atendimento no Gama continua até o dia 26, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e das 13h às 17h. Para a realização dos exames é necessário apresentar documento de identidade com foto, cartão do SUS e comprovante de residência já que os resultados serão entregues nas unidades básicas de saúde do Gama. O pedido médico só é exigido para os exames de ecografia, sendo dispensado para mamografia e ginecológico.
Segundo a Diretora de Atenção Primária á Saúde, Ilma Maria Souza, equipes das unidades básicas do Gama se organizaram no sentido de facilitar o acesso às pacientes. “Adotamos a estratégia de trabalhar com quantitativo adequado de servidores no acolhimento às demandas de forma ágil e humanizada”, informou.
A equipe que coordena os trabalhos no Gama é composta de um ginecologista, enfermeiros auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. As ecografias são feitas logo após o atendimento, com divulgação dos resultados em sete dias úteis, enquanto os resultados dos exames preventivos ginecológicos são encaminhados para os centros de saúde de referência.
Antes do Gama, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher já esteve no Condomínio Pôr do Sol, Condomínio Sol Nascente (Ceilândia), Núcleo Rural Taquara (Planaltina), Cidade Estrutural, Paranoá/Itapoã, Nova Colina (Sobradinho), São Sebastião, Areal, Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Estância Nova, em Planaltina e Santa Maria. Depois do Gama a carreta seguirá para Brazlândia.
Eliane Simeão