Síndrome Hemolítica Urêmica - SHU

A Síndrome Hemolítica Urêmica - SHU é uma condição rara e grave, caracterizada pela destruição das células vermelhas do sangue e a formação de pequenos coágulos sanguíneos por todo o corpo, que bloqueiam o fluxo de sangue para órgãos vitais como o cérebro, o coração e os rins. 

Pode ser causada por infecções bacterianas, geralmente pela bactéria Escherichia coli (E. coli) produtora da toxina Shiga, ou por outros fatores, como medicamentos ou certos tipos de câncer. A toxina Shiga ataca os glóbulos vermelhos e pode desencadear a formação de coágulos nos vasos sanguíneos, além de trombocitopenia e anemia significativas (anemia hemolítica microangiopática).

É mais comum em crianças pequenas, especialmente em casos associados à infecção por E. coli

Sintomas

 

  • Pode apresentar-se inicialmente com diarreia sanguinolenta, dor abdominal, vômitos e febre. Posteriormente, podem surgir sinais de anemia, incluindo fraqueza, fadiga e palidez. À medida que a função renal é comprometida, pode ocorrer retenção de líquidos, pressão arterial elevada e distúrbios do equilíbrio de eletrólitos. 
  • Manifestações de isquemia se desenvolvem com gravidade variável nos múltiplos órgãos. 
  • As manifestações neurológicas ocorrem em cerca de um quarto dos pacientes e incluem fraqueza, confusão mental e convulsões. A lesão renal pode produzir hematúria, diminuição da micção ou anúria. 

Diagnóstico

Não existem exames que diagnostiquem a SHU especificamente. Exames como hemograma completo, teste de antiglobulina direto - Coombs, DHL, TAP, PTT, testes de função renal e exames de urina, associados com os sintomas, ajudam a estabelecer o diagnóstico.