Atenção Básica do Gama realiza matriciamento em endocrinologia - 1974
Atenção Básica do Gama realiza matriciamento em endocrinologia - 1974
Qualificação ocorre para os médicos da família
A Diretoria Regional de Atenção Primária à Saúde do Gama, em parceria com a Coordenação Regional de Diabetes e Endocrinologia, começou na quinta-feira (17), o matriciamento em endocrinologia para os médicos da família. O trabalho vai até o dia 22 de outubro.
Conforme o endocrinologista José Couto de Souza, o matriciamento é uma atividade realizada entre os médicos da atenção básica com os especialistas. “A idéia é qualificar os profissionais para acolher os pacientes com patologias mais comuns na especialidade e uniformizar as condutas que serão aplicadas para o tratamento do paciente. Essa integração entre a atenção primária, atenção secundária e até a terciária, melhora a assistência prestada à população“, disse o médico.
Segundo Couto, além das aulas no matriciamento sobre obesidade, dislipidemia, hipotireoidismo, nódulos da tireoide e diabetes, os endocrinologistas visitarão em novembro as equipes da estratégia da família e realizarão consultas compartilhadas com os médicos para atender os casos mais complexos da área de abrangência de cada equipe.
Eliane Simeão