Atenção domiciliar realizou 1.930 visitas até junho, em Planaltina
Atenção domiciliar realizou 1.930 visitas até junho, em Planaltina
Profissionais atenderam 106 pacientes
A equipe do Núcleo Regional de Atenção Domiciliar da Regional de Saúde de Planaltina realizou 1.930 visitas domiciliares a 106 pacientes no primeiro semestre deste ano.
O Núcleo, que conta com uma equipe composta por fisioterapeutas, terapeutas, médicos, enfermeiros, assistente social, nutricionistas e auxiliar de enfermagem, atende pacientes com casos de acidente vascular cerebral, câncer, traumatismo, paralisia cerebral e paraplegia.
O chefe do Núcleo Regional de Atenção Domiciliar de Planaltina, Helder Fonseca, destaca a importância do programa, que dá sequência ao tratamento fora do hospital e proporciona ao paciente o convívio com a família. “Também diminui os riscos de infeção e disponibiliza leitos hospitalares para as pessoas que precisam ser internadas,” informa.
Além das visitas, um dos objetivos da equipe, explica ele, é treinar o cuidador, que na maioria dos casos são os familiares, quanto ao uso das medicações via oral, a higienização pessoal e a alimentação, entre outros procedimentos a serem adotados na recuperação do paciente.
Cuidados - Para Vinícius Queiroz, filho da aposentada, Francelina Rodrigues, 62 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), o atendimento em domicilio é ótimo. “Minha mãe melhorou bastante. O carinho, a afetividade e os cuidados dos profissionais tem sido fundamentais na melhora dela”, diz.
O Programa de Internação Domiciliar da Secretaria de Saúde do DF é responsável por prestar assistência domiciliar aos pacientes com quadro clinico crônico e agravado, que necessitam de cuidados específicos. Atualmente, cerca de 900 pacientes são atendidos pelo programa e recebem todo o tratamento em casa. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, o programa conta com 16 equipes, nas regionais de saúde no DF.
Tatiane Gomes