08/06/2020 às 11h29

Bancos de Leite do DF comemoram aumento de doações em maio

O DF conseguiu reduzir o déficit de 30%, que ocorria desde janeiroA Rede Brasileira de Bancos de Leite da Fiocruz/Ministério da Saúde ainda homenageou o programa do DF produzindo um vídeo comemorativo com a equipe e doadoras. O Distrito Federal é reconhecido como a Capital Brasileira dos Bancos de Leite Humano, sendo referência na forma de trabalhar a doação de leite para o Brasil e no âmbito mundial.

ÉRIKA BRAGANÇA, DA AGÊNCIA SAÚDE

    Covid-19, toda a mobilização aconteceu de forma virtual e pela mídia off-line. Foram conferências nacionais on-line, lives com as unidades e eventos promovidos pelo aplicativo WhatsApp dos grupos de cada banco de leite nas regiões. A coordenadora da Rede de Bancos de Leite do Distrito Federal, Miriam Santos, agradece aos apoiadores e a rede de informações que aconteceu por meio das redes sociais.   “A palavra é gratidão às mamães que atenderam ao nosso chamado. Não posso deixar de ampliar esse agradecimento a todos os servidores envolvidos nas nossas unidades e parceiros como o Corpo de Bombeiros do DF, Rotary Club e Lions Club, por exemplo. Temos ainda as diversas matérias produzidas pela nossa Assessoria de Comunicação que ajuda a pautar as emissoras, que prontamente atenderam ao nosso apelo. O nosso pedido ainda continua porque, em relação à queda em janeiro, ainda ficou um déficit de 5% e estamos correndo para zerar isso”, ressaltou Miriam.   REFORÇO - Este ano, o BLH, além do aumento na oferta do alimento ideal para os bebês, comemora a doação de 14 carros exclusivos para o programa pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF.  Mais de mil camisetas para crianças foram distribuídas às mamães que fizeram a doação e eram ativas no mês de maio. Essa lembrança ocorreu graças a doação da Fábrica Social da Secretaria de Educação do DF.
  PARA DOAR - Para doar leite, as interessadas devem ligar no telefone 160, opção 4, ou cadastrar diretamente pelo site Amamenta Brasília. Para que os estoques não caiam, os bancos de leite têm realizado atendimento com horário marcado, por WhatsApp, por vídeochamadas, e atende quem chega no local sem horário marcado, já que a principal função dos bancos de leite é acolher e incentivar as mulheres a amamentarem. Para entrar em contato e conhecer mais sobre o programa, acesse a página do Banco de Leite com os contatos das unidades.   DEVOLUÇÃO E DOAÇÃO – Às mamães é solicitado que, ao deixarem de doar, e estando com os potes de doação, se possível devolvê-los. A solicitação da devolução pode ser feita ligando para a Ouvidoria, que a equipe irá buscá-los na residência da doadora.   A unidade está com o estoque de frascos reduzido e aguarda a finalização da licitação para a compra do material. O setor também aceita doações do produto – é preciso ser de vidro e possuir a tampa de plástico. A devolução também pode ser feita diretamente em uma das unidades com o serviço.