08/11/2024 às 08h18

Bolsa Família: cerca de 195 mil beneficiários podem ser bloqueados

Mais da metade dos usuários do programa não compareceram ao acompanhamento em saúde referente ao segundo semestre deste ano

Larissa Lustoza, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura

A Secretaria de Saúde (SES-DF) alerta que, atualmente, cerca de 195 mil beneficiários do programa Bolsa Família não realizaram o acompanhamento em saúde referente à 2ª vigência (semestre) de 2024. O número corresponde a 55,25% do público, entre gestantes, mulheres e crianças. Não comparecer a essas consultas pode acarretar o bloqueio, a suspensão ou o cancelamento do benefício. 

Apenas 44,75% fizeram o acompanhamento - um percentual abaixo do esperado que acaba colocando a capital federal nas últimas posições do ranking nacional. No DF, há mais de 350 mil beneficiários do programa no perfil Saúde - ou seja, mulheres de 14 a 44 anos e também crianças, das quais 95 mil são menores de 7 anos.

No DF, há mais de 350 mil beneficiários do programa no perfil Saúde - ou seja, mulheres de 14 a 44 anos e também crianças. Foto: Mariana Raphael/Arquivo Agência Saúde-DF

Requisito

O acompanhamento na área é fundamental para a manutenção do benefício, além de garantir o bem-estar das famílias participantes. “Asseguramos o acesso a esses serviços de saúde vitais às mulheres do programa, monitorando o cumprimento dos requisitos e buscando melhorias contínuas”, destaca a coordenadora distrital do Bolsa Família na SES-DF, Christiane Viana.

Gestantes, mulheres entre 14 e 44 anos e crianças menores de 7 anos devem comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. O DF possui 176 UBSs, distribuídas por todas as regiões. 

Ao chegar na unidade, será preciso apresentar ao profissional de saúde o documento de identificação com foto e o cartão do Bolsa Família. Para as gestantes, é necessário também levar a caderneta de pré-natal e, para as crianças menores de 7 anos, apresentar o cartão vacinal. 

Ao chegar na UBS, será preciso apresentar ao profissional de saúde o documento de identificação com foto e o cartão do Bolsa Família. Foto: Rafael Zart/Ascom Ministério do Desenvolvimento