Caminhada da Saúde Mental em Samambaia reúne mais de 300 pessoas
Caminhada da Saúde Mental em Samambaia reúne mais de 300 pessoas

Evento foi realizado em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial
BRASÍLIA (21/5/15) - Mais de 300 pessoas participaram nesta quarta-feira (20) da caminhada "V Passo da Saúde Mental", promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) de Samambaia. O evento foi em referência ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio.
Sebastião de Oliveira, 65 anos, veio de Porto Velho, Rondônia, para acompanhar a irmã na caminhada. "O CAPS não só ajudou a minha irmã, mas a salvou. É muito bom poder levar esse conhecimento às pessoas. Pois, nem todo mundo é louco", disse.
"Faço tratamento no CAPS desde setembro e é muito bom. É a primeira vez que participo da caminhada. É importante para mostrar às pessoas que a saúde mental precisa de atenção tanto quanto as outras doenças. Muitas pessoas não sabem nem o que é", desabafa a paciente Maria Delfina.
A gerente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) de Samambaia, Laila Melo Dantas, enfatizou o sucesso da caminhada. "Estou muito feliz. Quero parabenizar a minha equipe do CAPS, em especial, a comissão de eventos, que conseguiu mobilizar muita gente. Essa quinta edição está sendo um sucesso, pois tivemos uma maior mobilização dos usuários, familiares", relatou.
Laila Melo ressaltou ainda o significado do ato. "Trata-se de uma oportunidade de contato e inclusão da loucura no espaço da comunidade e de repúdio ao preconceito. Esse evento foi para que sejam reconhecidos como pessoas de dignidade, respeito, autonomia e amor", completou.
A caminhada foi organizada pelo CAPS III, com o apoio e presenças do CAPS AD, da Administração Regional de Samambaia, Coordenação Regional de Ensino, Rede Social, de voluntários e comerciantes da comunidade, como o Projeto Yoga para Todos, Sindate, Conselho Regional de Psicologia, e, também, da Diretoria Regional de Atenção Primária à Saúde, centros de saúde, clínicas da família, usuários, familiares, servidores, entre outros.
CAPS – A unidade CAPS III é destinada ao atendimento de pessoas com sofrimento psíquico grave, por meio de estratégias assistenciais de reabilitação psicossocial e reinserção social, que são implementadas na unidade, por meio da participação do usuário em grupos psicoterápicos, oficinas de expressão e produção, acompanhamento medicamentoso, atendimentos individuais, atendimentos familiares, entre outros.
O CAPS conta atualmente com aproximadamente 1700 prontuários ativos e realizou 5.328 atendimentos no 1º quadrimestre deste ano.
A unidade está localizada na quadra 302, Conjunto 05, Lote 01, no Centro Urbano de Samambaia. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h, com acolhimento aberto em todos os turnos, exceto nas terças pela manhã e sexta, à tarde.
Além do CAPS III, para pessoas adultas em sofrimento mental grave, os serviços de saúde mental em Samambaia compreendem também o CAPS AD III, voltado para usuários adultos de álcool e outras drogas, e os serviços oferecidos pela Unidade de Acolhimento Residencial Transitório (UA), vinculada ao CAPS AD III.