Carnaval: Secretaria de Saúde e Metrô DF distribuem preservativos em nove estações da capital
Carnaval: Secretaria de Saúde e Metrô DF distribuem preservativos em nove estações da capital
Totens ficarão disponíveis durante período festivo. Ao todo, serão mais de 25 mil camisinhas
Thais Cavalcante, da Agência Saúde-DF | Edição: Natalia Moura
O Metrô-DF, em parceria com a Secretaria de Saúde, vai distribuir quase 26 mil preservativos durante o Carnaval. De quinta (27) a terça-feira (4), a iniciativa busca incentivar a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) entre os brasilienses. Também estão sendo distribuídas 400 unidades de lubrificantes íntimos.

Os totens foram instalados em nove estações do Distrito Federal: Central, Galeria, Asa Sul, Shopping, Feira, Águas Claras, Praça do Relógio, Ceilândia Centro e Terminal Samambaia. Eles estão localizados próximos às catracas de entrada.
“É uma parceria estratégica, pois estamos disponibilizando preservativos para um público muito amplo e diverso”, afirma a gerente substituta da Gerência de Vigilância em Infecções Sexualmente Transmissíveis (Gevist) da SES-DF, Daniela Magalhães.
A ação integra um conjunto de iniciativas da pasta que busca aumentar a conscientização sobre o tema. Além da distribuição nas estações do metrô, 200 mil preservativos e lubrificantes também serão entregues a diversos blocos de Carnaval.

A gerente de Projetos Especiais do Metrô-DF, Letícia Divina, explicou que, devido ao grande número de pessoas que circulam pelas estações, a iniciativa é estratégica. “São cerca de 180 mil pessoas circulando no sistema diariamente. Atingimos um público bastante diverso, então qualquer iniciativa pela prevenção da saúde costuma ser muito eficaz”, observa.
Saúde nos Trilhos
O Metrô-DF também possui um programa voltado ao bem-estar dos usuários do sistema metroviário. Conduzido pela Gerência de Projetos Especiais do órgão, o Saúde nos Trilhos abraçou a parceria com a SES-DF neste ano contra as IST.

O projeto é composto por um calendário de eventos e campanhas, entre outras ações de prevenção e promoção da saúde, em conjunto a entidades públicas e privadas, faculdades, universidade e sociedade civil.