Casos de dengue diminuem no DF
Casos de dengue diminuem no DF

Durante todo o mês, foram confirmados 2.307 casos da doença
Os casos confirmados de dengue no Distrito Federal começaram a diminuir consideravelmente no final de maio. Durante todo o mês, foram confirmados 2.307 casos da doença. Já em junho, até o dia 24, a confirmação foi de apenas 386 casos.
“É uma redução importante, mas não podemos relaxar. A secretária de Saúde do DF continuará priorizando os trabalhos de combate à dengue em todas as regiões, antecipando o reinício do período chuvoso”, destaca a subsecretaria de Vigilância à Saúde, Marília Cunha.
Nas 25 primeiras semanas de 2013 (entre 1º de janeiro e 24 de junho) foram 9.123 casos confirmados de dengue, sendo que 3.838 – 42%, importados de outros estados.
“Desde março, as ações passaram a ser mais rigorosas, sendo reforçadas principalmente nas regiões endêmicas, a fim de se criar uma barreira para o mosquito”, afirmou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.
Neste ano, o governo não tem medido esforços para controlar e reduzir o avanço da doença, incluindo uma atenção especial ao estado de Goiás, oferecendo suporte para controlar e diminuir a proliferação do mosquito.
Trabalho conjunto
Para que a redução dos casos de dengue continue, a participação da população é de extrema importância. Prova disso é que 85% dos focos de dengue encontrados pelos agentes estão dentro das residências.
A visita dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS) é fundamental para o controle do vetor, porém, só com a ajuda dos moradores os focos do mosquito serão eliminados.
“Pedimos para que a população reserve 10 minutos por semana para procurar e eliminar os possíveis focos de dengue na sua casa e no seu trabalho", alerta o secretário de Saúde.
Frederico Prado