Curso capacita servidores para urgências em saúde mental
Curso capacita servidores para urgências em saúde mental
Formação interdisciplinar fortalece atuação de equipes dos Caps em diferentes situações de crise
Karinne Viana, da Agência Saúde DF | Edição: Willian Cavalcanti
Capacitar servidores para lidar com situações de urgência é o objetivo do curso “Crises e Urgências em Saúde Mental: Uma abordagem interdisciplinar”, que iniciou, nesta semana (3), sua segunda turma voltada exclusivamente a profissionais de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Secretaria de Saúde (SES-DF). A iniciativa é fruto da parceria entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF), a Subsecretaria de Saúde Mental (Susam) e a Escola de Governo (Egov).
“Treinamentos específicos fortalecem a identificação precoce de sinais de risco, a aplicação de técnicas de acolhimento, a contenção verbal e demais procedimentos adequados. Com mais preparo, reduzimos incidentes, aumentamos a confiança da comunidade e promovemos vínculos estáveis entre usuários, familiares e equipes”, ressaltou a gerente de Normatização do Cuidado em Saúde Mental da SES-DF, Beatriz Montenegro.

Capacitação
Com carga horária de 20 horas, a formação é ministrada por servidores do Núcleo de Saúde Mental (Nusam) do Samu-DF e aborda primeiros socorros psicossociais, principais tipos de crises, apresentação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e simulações práticas de intervenção. A primeira turma foi realizada entre 30 de junho e 4 de julho, e uma nova edição está prevista para ocorrer de 1º a 3 de novembro, direcionada a profissionais de saúde mental.

O curso, agora incluído na grade curricular da Egov, tem como proposta apoiar a educação continuada não apenas de profissionais de saúde, mas também de servidores de áreas como educação, segurança pública e assistência social. A ideia é ampliar a capacidade de resposta em situações de crise, garantindo intervenções mais seguras, resolutivas e integradas entre diferentes setores.
A assistente social do Nusam do Samu-DF e instrutora do curso, Renata Cavalcante, reforçou os benefícios da capacitação. “O principal resultado esperado com a formação é qualificar o manejo das crises em saúde mental nos CAPS. Nosso objetivo é fortalecer a segurança e a confiança dos profissionais, promovendo intervenções mais ágeis, seguras e de qualidade. Assim, garantimos um cuidado efetivo e acolhedor às pessoas em situação de crise psíquica”.
