Em seis dias, UPA de Sobradinho atende 869 pacientes
Em seis dias, UPA de Sobradinho atende 869 pacientes

Balanço foi apresentado hoje. Após mudança no atendimento de clinica médica, pacientes de cor laranja aguardaram 10 minutos para a consulta
BRASÍLIA (4/07/16) – A Secretaria de Saúde fez, nesta segunda-feira (4), um balanço positivo dos seis primeiros dias da mudança no atendimento de emergência em clínica médica, no Hospital Regional de Sobradinho (HRS). Desde a quarta-feira (29) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) passou a concentrar a assistência aos pacientes da emergência e o HRS ficou responsável pelas internações.
De acordo com os dados contabilizados, neste período, a UPA atendeu 869 pacientes, ou seja, uma média de 144 por dia. O aumento foi de apenas 35 atendimentos diários, se comparado com a estatística da semana anterior, quando a média ficou em 109 e o número semanal em 769.
O gerente da Unidade, Daniel de Souza Matos, ressaltou que o tempo de espera dos pacientes diminuiu, principalmente para os de cor laranja, já que eles estão sendo assistidos mais rápido na UPA do que se estivessem esperando no hospital.
"Agora, o paciente é atendido na UPA dentro de 10 minutos, que é o tempo previsto pelo protocolo de Manchester", explicou, ao destacar que isso é porque os médicos estão dedicando o tempo apenas para atendimento de emergência daqueles que necessitam de observação rápida de 24 horas no máximo.
Para a diretora do Hospital de Sobradinho, Cláudia Gomes, a mudança favorece o melhor acompanhamento de pacientes internados. "Conseguimos atender melhor os pacientes vermelhos, que são casos mais graves que necessitam de uma atenção maior de profissionais", disse, ao citar a agilidade na avaliação dos exames.
O diretor de Emergência do Hospital, Aislan Pacheco, informou, ainda, que a equipe de internação passou a adotar um modelo de horizontalização, em que a mesma equipe médica passará a acompanhar o paciente cotidianamente, nos três turnos, oferecendo alta mais rápido e liberando leitos.
"A medida propicia agilidade na avaliação dos pacientes, porque a equipe já conhece o histórico do paciente. Além disso, terá ciência de todas as pendências, como exames, para acelerar sua realização. A visita aos pacientes ocorrerá com maios frequência e com mais eficiência", disse.
ENTENDA –Com a transferência da clínica médica para UPA, o Hospital Regional de Sobradinho (HRS) concentrou o atendimento emergencial nas áreas de pediatria, ortopedia, ginecologia e obstetrícia, bem como cirurgia geral.
Inicialmente, o hospital oferece transporte sanitário para conduzir os pacientes que desconhecerem a mudança. O transporte ocorre a cada uma hora, dependendo da demanda. Antes de serem encaminhados ao veículo, os pacientes são avaliados e triados. Aqueles que receberem a classificação de cor vermelha, ou seja, que necessitarem de atendimento imediato, são acolhidos no hospital.