Grupo Anti-tabagismo de São Sebastião tem reunião nesta quarta
Grupo Anti-tabagismo de São Sebastião tem reunião nesta quarta

Palestras e consultas no centro de saúde
O Grupo Anti-tabagismo de São Sebastião tem reunião marcada para esta quarta-feira (11), a partir das 14h, no auditório do centro de saúde da cidade.
Pessoas que desejam parar de fumar assistirão palestras, além de ter acesso a consultas com médicos, dentistas e psicólogos e receber medicamentos fornecidos pelo Programa Anti-Tabagismo do Ministério da Saúde/Instituto Nacional do Câncer/Secretaria de Saúde.
O Programa anti-tabagismo tem coordenação central na SES/DF. Cada regional de saúde conta com uma equipe multidisciplinar composta de médicos, odontólogos, psicólogos, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde.
O ciclo de palestras de cada grupo tem duração de cinco semanas, com sessões de manutenção quinzenais e mensais, com capacidade de atendimento a 20 pessoas por grupo. Os pacientes são acompanhados durante um ano, a partir da entrada no grupo.
Para saber mais:
• Além das embalagens coloridas e com designs elaborados, feitas para atrair o público jovem, o cigarro oferece uma ampla variedade de aromas e sabores atraentes, capazes de mascarar seu gosto amargo. Ao tornar os produtos derivados do tabaco atraentes e agradáveis ao paladar, os aditivos aumentam o potencial de gerar dependência e a possibilidade de causar danos a saúde;
•O cigarro causa dependência física;
•A nicotina é uma droga poderosa. Somente no Brasil, oito pessoas morrem por hora, vítimas de doenças provocadas pelo cigarro;
•Os fumantes contam com um risco duas vezes maior de sofrer derrame cerebral;
•O fumante passivo pode apresentar: irritação nos olhos, tosse, dor de cabeça, aumento de alergias, problemas pulmonares, aumento de pressão arterial, câncer, infarto e angina (dor cardíaca);
•A mulher tornou-se um dos alvos prediletos da indústria do tabaco que vende o cigarro com símbolo de emancipação e independência.
•As doenças cardiovasculares e respiratórias, como infarto, hipertensão arterial, bronquite e enfisema são exemplos de males causados a homens e mulheres que fumam cigarros.
•As mulheres que fumam têm maior risco que os homens de desenvolver câncer de pulmão . O tabagismo está associado ao câncer do colo de útero, segundo tipo mais comum entre as brasileiras.
•O risco de doenças do aparelho circulatório chega a ser dez vezes maior em mulheres jovens que usam anticoncepcionais orais e fumam.
•A exposição à fumaça do tabaco durante a gestação também aumenta as chances de episódios de hemorragia, complicações com a placenta e durante o parto.
•Mesmo depois de dar a luz, quando a mãe fuma, a nicotina do cigarro contamina o leite e é absorvida pela criança. O tabagismo também aumenta o risco de osteoporose, infertilidade e menopausa precoce em mulheres.
•Mesmo quem não fuma, mas respira a fumaça de produtos de tabaco, se torna fumante passivo e corre o risco de ter câncer de pulmão, infarto e muitas outras doenças graves.
•O tabagismo é um causador independente do envelhecimento da pele.
•A sua respiração fôlego e batimentos cardíacos começam a voltar ao normal no primeiro dia sem fumar.
•Não fumar melhora a beleza, a saúde e o meio ambiente.
O que é Câncer de boca?
•São tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares;
.Para reduzir o risco de câncer de boca evite ou reduza o consumo de fumo e de álcool, manter uma boa higiene bucal, faça uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes… visitar o dentista regularmente;
•Fumar faz mal pra você, faz mal pro planeta, basta manter um cigarro aceso para poluir o ambiente. A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono ( o mesmo que sai do escapamento dos veículos), substancias cancerígenas , além de corantes e agrotóxicos em atas concentrações,
•Os agricultores são vítimas de doenças causadas pelos pesticidas e pelo manuseio da folha do tabaco;
•Pelo menos 25% dos incêndios rurais e urbanos são causados por pontas de cigarros;
•As pontas de cigarro são levadas pela chuva para os rios, lagos, oceanos, matando peixes, tartarugas e aves marinhas que podem ingerí-las .
. Seja qual for o cigarro, o melhor é ficar longe dele. Com informação , as pessoas podem ter uma vida saudável.
Marina Ávila