HMIB busca a manutenção do título de Hospital Amigo da Criança
HMIB busca a manutenção do título de Hospital Amigo da Criança
Mais de 90 servidores entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e dentistas do Hospital Materno Infantil de Brasília – HMIB – participaram do primeiro dia de capacitação sobre a importância da amamentação. O objetivo do curso é buscar o recadastramento do HMIB como Hospital Amigo da Criança. “Nossa meta é capacitar 100% dos servidores em contato direto com gestantes e puérperas, além de atingir outros servidores e transformá-los também em multiplicadores”, relata a enfermeira coordenadora do curso, Daniela Moraes Pinto do Carmo.
O HMIB é credenciado como Hospital Amigo da Criança desde 1993, e passa periodicamente por avaliação do Ministério da Saúde, para manutenção desse título. A rede conta com o apoio do banco de leite, bombeiros, Unidades Básicas Amigas da Amamentação.
O curso terá seis edições presenciais durante o ano e também oferecerá a opção semipresencial aos interessados. O foco em 2013 é preparar o servidor para fazer o aconselhamento de forma adequada por meio de perguntas abertas que explorem melhor as dúvidas e receios das mães. “Após estudos sobre o protocolo de atendimento, percebeu-se a importância de entender cada mãe e suas necessidades de forma a incentivar a amamentação e não impor. Isso porque no momento do atendimento a mãe precisa se sentir segura e compreendida”, relata a médica e instrutora do curso, Márcia Caldas.
Para a coordenadora do HMIB, Roselle Bugarin Steenhouwer, ser Hospital Amigo da Criança é desmistificar a amamentação oferecendo um serviço de qualidade potencializando o momento da vinculação do núcleo familiar construindo assim um mundo melhor.
Ana Luiza Greca