30/10/2023 às 18h30

Hospitais da Criança e de Base recebem visita de instituição internacional contra o câncer

Fight Cancer Global realiza doações de recursos e equipamentos a hospitais do mundo inteiro que disponibilizam tratamentos oncológicos

Jurana Lopes, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura

Nesta segunda-feira (30), os setores oncológicos dos hospitais de Base (HBDF) e da Criança de Brasília José de Alencar (HCB), receberam a visita de autoridades do governo do DF e de membros da instituição internacional Fight Cancer Global (FCG), dedicada à luta contra o câncer.

O objetivo é conhecer o serviço ofertado aos pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde na capital federal, a estrutura física dos principais hospitais que disponibilizam o tratamento contra o câncer e avaliar as principais demandas e necessidades da rede. O levantamento dessas carências será entregue pela Secretaria de Saúde (SES-DF) e levado à discussão na sede da FCG, nos Estados Unidos.

Em visita ao Hospital de Base, autoridades foram até a ala oncológica e conheceram espaços de acolhimento. Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

“A ideia é ajudar diferentes países de acordo com suas necessidades específicas, criando infraestrutura de ponta e disponibilizando recursos. Vamos avaliar todas as demandas, pois o câncer é um problema mundial. Frente a isso, queremos oportunizar melhorias nos tratamentos ofertados em diversas partes do mundo”, explica Gustavo Olivera, membro da FCG.

Estrutura

No HBDF, a equipe técnica explicou aos visitantes sobre a tecnologia do aparelho utilizado na radioterapia e a necessidade de atualização do equipamento. Também fizeram parte do cronograma os espaços do Projeto Acolher, da Rede Feminina de Combate ao Câncer. No local há salão de beleza, oficina de artesanato e de perucas, bazar, entre outros serviços voltados ao acolhimento de pacientes com câncer, como doação de lenços, cesta básica, remédios e kits de higiene.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destaca que a visita é de extrema importância, pois o DF tem sido visto de maneira especial por uma fundação com mais de 50 parceiros. “É o olhar externo do mundo dando apoio à saúde da capital. Tivemos a oportunidade de apresentar todo o trabalho desenvolvido no HBDF e no HCB, premiado e reconhecido globalmente. Essa é a saúde que queremos ofertar.”

Secretária de Saúde destaca que HCB é referência para o tratamento de doenças de alta complexidade infantil. Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Já no HCB, foi discutida a questão de implantar um equipamento de acelerador linear para ofertar o serviço de radioterapia infantil. Além disso, foram visitadas as alas de internações e os laboratórios de citogenética, biologia molecular e citometria, que contribuem para a rapidez no diagnóstico e início do tratamento em crianças com doenças de alta complexidade.

“Conhecemos as demandas e precisamos de mais um acelerador linear para que possamos diminuir a lista e aumentar a rapidez no atendimento. Tenho certeza que isso pode acontecer o mais rápido possível”, afirma a vice-governadora do DF, Celina Leão.

Fight Cancer Global

A FCG é uma comunidade global, dedicada a criar soluções centradas na luta contra o câncer. A missão é quebrar o ciclo de isolamento por meio da sensibilização, do diagnóstico precoce e da garantia de acesso a tratamentos que salvam vidas.

Gustavo Olivera, membro da Fight Cancer Global, levará as demandas da rede pública para serem debatidas na sede da instituição, nos Estados Unidos. Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Presente em mais de 70 países, a instituição envolve mais de dez mil comunidades. É focada na implementação de uma estrutura de trabalho abrangente, colaborativa e integrada.

A abordagem prática chega a mais de cem países, na prestação de intervenção precoce, na formação de clínicas comunitárias com fornecimento de material médico e na formação de médicos primários para diagnosticar o câncer numa fase precoce. O foco é a detecção antecipada do câncer de mama e do colo do útero.