Segurança
Pesquisas envolvendo seres humanos devem ser submetidas à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e Anvisa e conduzidas de acordo com as Boas Práticas Clínicas (BPC), o que assegura a proteção dos direitos, integridade e confidencialidade dos participantes da pesquisa, bem como a credibilidade e precisão dos dados e resultados relatados. O participante é sempre uma prioridade. Ele é protegido e resguardado pelo processo de consentimento livre e esclarecido, um documento que esclarece ao paciente sobre todo o processo da pesquisa. Somente após ler e consentir sua participação o paciente será considerado um participante do estudo. No transcorrer do estudo há um monitoramento dos dados clínicos e segurança por Conselhos de Monitoramento de Dados e Segurança Internacionais, CEP, Conep e Anvisa. Além disso, os profissionais de saúde envolvidos na Pesquisa Clínica estarão disponíveis integralmente ao paciente, que terá um acesso direto ao médico 24 horas por dia.
Custos da pesquisa
Os custos relacionados ao tratamento em um ensaio clínico são cobertos pelo patrocinador do estudo (indústria farmacêutica), por exemplo: medicamento em estudo; exames de laboratório realizados exclusivamente para fins de investigação; radiografias e outros exames de imagem aplicáveis, consultas médicas extras, que não teria com o tratamento padrão. Estas visitas extras podem adicionar custos de transporte e alimentação que serão cobertos pelo patrocinador.
Seleção
O Hospital de Campanha do Mané Garrincha passou por uma série de avaliações prévias que o qualificaram para ser um hospital apto a atuar entre os mais renomados centros de pesquisa do mundo. Dentre esses diferenciais destacam-se o engajamento da direção do hospital; equipamentos adequados para condução do estudo; corpo clínico de altíssima qualidade; processos técnicos e administrativos bem definidos e; o mais importante: é um centro de referência para o tratamento exclusivo de pacientes acometidos pela Covid-19. A parceria entre a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o Hospital de Campanha do Mané Garrincha e Chronos Pesquisa Clínica tornou possível a participação de Brasília como importante centro no cenário nacional e internacional para o tratamento do coronavírus. “Só seria possível conduzir este volume de projetos aliando a vontade política da Secretaria de Saúde em beneficiar a população do DF, a excelente estrutura do Hospital de Campanha do Mané Garrincha e a experiência da Chronos Pesquisa Clínica na captação e condução de estudos clínicos”, conclui Anna.