Policlínica do Gama funciona em novo endereço; veja serviços oferecidos
Policlínica do Gama funciona em novo endereço; veja serviços oferecidos
Secretário de Saúde conheceu nova unidade, que agora ocupa o antigo prédio do fórum do Gama. Investimento total da nova estrutura é de cerca de R$ 1,9 milhão
Ingrid Soares, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura
Com nova estrutura física e médica, a policlínica do Gama está mais ampla e agora funciona no antigo prédio do Fórum, localizado na Praça 2, lote 14, do Setor Central da cidade. Quando estiver totalmente concluída, a unidade será a maior policlínica do Distrito Federal, aprimorando os serviços prestados à população.

O secretário de Saúde, Juracy Cavalcante, que esteve hoje (25) no local, juntamente com o governador Ibaneis Rocha, destacou que além do novo espaço estar mais amplo, novas especialidades também serão contempladas na policlínica.
“São 24 consultórios e mais de 13 especialidades atendidas. Já estamos ofertando algumas subespecialidades na pediatria e no ambulatório de feridas, focado no tratamento do pé diabético", aponta o secretário. "Até 10 de março, o ambulatório de dor crônica também estará funcionando”, complementa.

Estrutura
Ao todo, o edifício possui três pavimentos, com 2.717 metros quadrados de área construída. A cessão de uso gratuito do espaço foi concedida à Secretaria de Saúde (SES-DF) no final de dezembro de 2023, com validade de até 20 anos. A previsão de investimento total é de cerca de R$ 1,9 milhão, oriundo de verbas de manutenção predial e emendas parlamentares.
A nova entrada principal conta com rampa de acessibilidade e os atendimentos ocorrem no primeiro andar, onde foram construídas divisórias, adequando os consultórios em quatro blocos: cada um com recepção e enfermagem, divididos entre especialidades como cardiologia, neurologia, pediatria (geral, reumatologia, pneumologia, alergia, endocrinologia, infectologia), endocrinologia, dermatologia, geriatria, neurologia, nefrologia, feridas complexas, pé diabético, otorrinolaringologia, ginecologia e reumatologia.
Foram aprimorados ainda os banheiros adultos e infantil e um banheiro da família com fraldário. Todo o espaço passou por pintura, troca de piso, iluminação, cadeiras e placas de indicação novas. Outro diferencial é o espaço infantil com bonecas, carrinhos e peças pedagógicas onde as crianças brincam e se entretêm enquanto aguardam consulta.

Foi a primeira vez que a dona de casa Letícia Xavier Lima, 28, levou o filho Theo, de 8 meses, à unidade para uma consulta pediátrica. “Achei o espaço muito bom, bem arrumado, ficou muito legal, tudo novinho. Está mais confortável”, elogia.
Quem também esteve na policlínica foi a dona de casa Juliete Souza, 35, que acompanhou a filha Thalia Souza ao alergologista. “Ela começou o acompanhamento no Hospital Regional do Gama [HRG] e veio para a policlínica. Por ser próxima à rodoviária, facilita o acesso. Estou achando maravilhoso. Gostei das instalações”, conta Juliete.
Atendimento
Em 2024, a Policlínica realizou 104,7 mil atendimentos, ainda no antigo espaço. Em janeiro de 2025, já no novo prédio, foram 8,6 mil. A gerente de Serviços da Atenção Secundária da Policlínica e do Centro de Especialidades Odontológicas do Gama, Raquel Carneiro, ressalta que o local é um ganho para a população. “Nossa prioridade é garantir atendimento especializado e de qualidade, cada vez mais humanizado. Com a nova estrutura, isso é feito da melhor forma”, afirma.
Na ala de neurologia, a professora de francês Thayse Gomes, 37, aguardava com o pai José Gomes, 58, a consulta de acompanhamento de Parkinson. “Achei que o local agora acomoda bem, principalmente na neurologia, onde as pessoas geralmente são mais debilitadas. Para quem aguarda o atendimento é mais confortável, higiênico. A infraestrutura também possibilita acessibilidade. Está bem melhor."

Expansão médica
A expectativa é de que até o fim deste ano os três andares estejam em atividade, totalizando cerca de 46 consultórios para abranger especialidades como o ambulatório de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), serviços de radiologia, salas de exames de distúrbios cardíacos e neurológicos, espirometria - exame que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira -, fisioterapia (ortopédica e neurológica), terapia ocupacional, fonoaudiologia, o Centro de Doenças Crônicas, Farmácia do DIP e o Centro de Especialidades Odontológicas, além do Centro de Diabetes e Hipertensão.
Serviços ambulatoriais
De segunda a sexta-feira, exceto feriados
Horários: 7h às 12h - 13h às 18h - 19h às 23h
Marcação de consulta
O encaminhamento é feito por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e atendimento via regulação.