19/02/2025 às 08h00

Projeto Saúde Fora da Caixa: UBS 5 do Riacho Fundo II auxilia idosos no uso correto de medicamentos

Equipe de Saúde da Família orienta sobre o uso adequado de remédios para hipertensão e diabetes

Thais Cavalcante, da Agência Saúde-DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan

Acompanhando diariamente idosos hipertensos e diabéticos da Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 do Riacho Fundo II, a Equipe de Saúde da Família (ESF) identificou um problema recorrente entre os pacientes: a administração inadequada de medicações de uso contínuo. Muitos idosos, especialmente aqueles que moram sozinhos ou apenas com companheiros da mesma faixa etária, enfrentavam dificuldades para seguir corretamente as prescrições médicas. Esquecimentos, horários errados e até o uso equivocado dos remédios eram comuns.

A ideia do projeto nasceu após Agentes Comunitários de Saúde da UBS 5 Riacho Fundo II perceberem erros na administração de medicamentos por parte dos idosos. Foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF.

Para solucionar essa questão e facilitar o tratamento, foi criado o Projeto Saúde Fora da Caixa. A iniciativa oferece aos participantes uma caixa personalizada, identificada com o nome do usuário e dividida em três compartimentos – manhã, tarde e noite –, contendo figuras ilustrativas para auxiliar aqueles que não são alfabetizados. A medida tem gerado impactos positivos, contribuindo para um melhor controle das doenças crônicas.

Um exemplo de beneficiária é Olinta de Arantes, 55, que recebe mensalmente a visita da equipe 16 da UBS 5 do Riacho Fundo II, responsável pelo projeto. Ela toma cinco medicações diárias e elogia a iniciativa, que a auxilia na organização dos remédios e no cumprimento correto da prescrição médica. “O pessoal do Saúde Fora da Caixa é maravilhoso e muito acolhedor. Eu sou hipertensa e pré-diabética e tinha muita dificuldade para tomar o remédio direitinho, não lembrava o horário certo”, conta Olinta. Além do suporte com a medicação, ela destaca o papel fundamental dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que ajudam na marcação de consultas, aferição da pressão arterial e controle da glicose. “O que a gente precisa, eles nos ajudam”, complementa.

"Sou hipertensa e pré-diabética e tinha muita dificuldade para tomar o remédio direitinho, não lembrava o horário certo", conta Olinta Célia. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF.

Auxílio contínuo

A técnica em enfermagem Flávia Cristina Reis, uma das responsáveis pelo Saúde Fora da Caixa, explica como surgiu a ideia. “Quando começamos o projeto, percebemos que muitos não conseguiam administrar corretamente os remédios, esqueciam os horários e até guardavam medicação vencida”, relata. Ela destaca que os maiores erros dos pacientes estão relacionados ao esquecimento e a quantidade da medicação. Ainda de acordo com a profissional de saúde, os resultados já são visíveis. “Os idosos atendidos estão conseguindo manter a pressão arterial e os níveis de glicose mais controlados, reduzindo o risco cardiovascular. Caso precisem de uma consulta médica, a equipe faz o encaminhamento imediato”, explica.

Outro benefício é o fortalecimento do vínculo entre equipe e pacientes. “Qualquer dúvida, eles entram em contato conosco e tentamos resolver. Temos até um grupo no WhatsApp para facilitar a comunicação”, destaca Flávia.

Atualmente, o Saúde Fora da Caixa atende 20 idosos, mas a meta é ampliar esse número para beneficiar ainda mais pessoas. O grupo também busca incentivar outras formas de promoção e prevenção da saúde, contando com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por médico da família, enfermeira, nutricionista, farmacêutico e dentista. Além disso, quando possível, os idosos recebem vacinas em casa.

As visitas domiciliares são feitas rotineiramente pelos ACSs e o grupo se reúne a cada dois meses para tirar dúvidas em relação a medicação, nutrição, atividade física, envelhecimento e cuidados com a saúde bucal.

A confecção das caixas personalizadas fica a cargo da equipe, que também fornece aos participantes uma pasta de documentos para armazenar receitas médicas, cartões de consulta e outros documentos importantes de saúde. O projeto Saúde Fora da Caixa atende moradores das quadras QN 22, 23 24, 25 e QN 8F do Riacho Fundo II. Para participar, basta comparecer à unidade e procurar a equipe 16 de Agentes Comunitários de Saúde. O projeto está em fase de expansão para outras equipes da UBS.