11/09/2024 às 20h19

Região Leste de Saúde celebra os sete anos do CADH/CADHIN

Centro de Atenção ao Diabetes e Hipertensão Adulto e Infantil é um dos três ambulatórios especializados disponíveis no DF a pacientes com essas enfermidades

Gabriel Silveira, da Agência Saúde-DF | Edição: Agência Saúde-DF

Há sete anos a população da Região Leste de Saúde do Distrito Federal (Paranoá, São Sebastião, Itapoã e Jardim Botânico) conta com os serviços do Centro de Atenção ao Diabetes e Hipertensão Adulto e Infantil (CADH/CADHIN). Profissionais e pacientes se reuniram para uma tarde de convivência fora do ambiente assistencial, nesta semana (10), na tenda localizada ao lado do Centro de Atenção Psicossocial II, no estacionamento do Hospital da Região Leste (HRL).

A comemoração de aniversário buscou oferecer o autocuidado de forma prática a crianças e adultos. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Como parte da programação, os adultos puderam usufruir de atividades de alongamento e relaxamento, receberam instruções e kits de higiene fornecidos por profissionais de saúde bucal. Para o público infantil, as orientações foram transmitidas por meio de teatro de fantoches e de oficina culinária, com o preparo de panquecas de banana levando em conta a quantidade de carboidratos.

Para a endocrinologista da unidade Roberta Barros, o evento promove bem-estar. "Aproveitamos a oportunidade para oferecer uma experiência de autocuidado de forma prática, juntamente com a comemoração de aniversário do centro", celebra. 

Acompanhada dos pais e dos irmãos, Thayna Nascimento da Conceição, 17, ficou contente com a ação. Desde os 11 ela é assistida pela equipe multiprofissional do CADH/CADHIN, quando recebeu o diagnóstico de diabetes mellitus tipo 1. “Para a gente, foi um divisor de águas”, assegura o pai Jovemário da Conceição. Sua família não  dispunha de recursos para pagar os exames periódicos (anuais e mensais) da filha mais velha. Hoje os procedimentos são realizados por meio do ambulatório especializado. "Tínhamos que ir até o Plano Piloto procurar pelo serviço", lembra a mãe Tamires Nascimento.

Acompanhada dos pais e dos irmãos, Thayna Nascimento da Conceição, 17, é assistida pela equipe do CADH/CADHIN desde os 11. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Atenção especializada

A jovem é parte dos quase 1,3 mil usuários em atendimento ativo pela unidade. Apenas no primeiro semestre deste ano, foram inseridos 358 novos usuários. O CADH/CADHIN é um dos três centros especializados disponíveis no DF para pacientes com diabetes mellitus (tipo 1 ou 2) e hipertensão arterial sistêmica de alto ou muito alto risco, associados ou não. 

As outras unidades estão localizadas no Guará, Centro Especializado em Diabetes, Hipertensão e Insuficiência Cardíaca (CEDHIC); e na Asa Norte, o Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão Arterial (CEDOH). A marcação da primeira consulta é feita pela rede de Unidades Básicas de Saúde (UBSs).