19/09/2024 às 15h42

Saúde inicia capacitação de servidores em programa pioneiro sobre Linguagem Simples

Curso aborda conceitos e passo a passo de como aplicá-la na saúde pública. Objetivo é tornar a informação mais compreensiva, transparente e inclusiva

Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti, da Agência Saúde-DF

A Secretaria de Saúde (SES-DF) iniciou, na quarta-feira (18), uma capacitação de servidores sobre o Programa de Linguagem Simples. Profissionais da Região de Saúde Norte (Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal), foram os primeiros participantes do curso sobre o tema, que será levado a todas as regiões, a fim de capacitar os servidores da Saúde para uma comunicação mais efetiva e eficaz com a população local.

Servidores da Região de Saúde Norte foram os primeiros participantes do curso sobre Linguagem Simples. Foto: Astrac/SES-DF 

O curso abrange desde os conceitos iniciais da linguagem simples até um passo a passo detalhado de como aplicá-la, com foco em saúde pública. Realizada em formato de oficina, a capacitação tem atividades práticas, em que os participantes precisam simplificar um texto da temática de saúde e apresentá-lo.

A SES-DF foi responsável pela iniciativa que levou à criação da Política de Linguagem Simples e Direito Visual em todos os órgãos do Governo do Distrito Federal. “Para criar uma nova cultura organizacional e expandir o uso de uma comunicação mais acessível e clara, também incluímos na programação explicações sobre a criação da política no DF e as normativas em vigor”, explica o chefe da Assessoria de Transparência e Controle Social (Astrac) da SES-DF, Ab-Diel Nunes.

Curso abrange desde os conceitos iniciais da linguagem simples até um passo a passo detalhado de como aplicá-la. Foto: Astrac/SES-DF

Segundo o enfermeiro do Hospital Regional de Sobradinho, Elias Monteiro, participante da primeira edição do curso, na unidade em que trabalha, já é aplicada essa comunicação mais simples. “Isso facilita muito na hora de orientar o paciente sobre o uso correto de medicamentos, por exemplo. Na oficina, utilizamos o recurso de organizar a informação em tópicos, como um folheto, pensando em dar uma recomendação ao público”, relatou.

Linguagem Simples

Utilizada para tornar a informação mais compreensível, transparente e inclusiva, a Linguagem Simples, no contexto do setor público, tem o objetivo de traduzir a linguagem burocrática para facilitar o diálogo com a população e o acesso a serviços e políticas públicas.

O Programa de Linguagem Simples da SES-DF é estruturado em três eixos: capacitação de servidores e servidoras; simplificação de comunicações; e difusão da Linguagem Simples. Mais informações estão disponíveis na página da iniciativa. No portal, também é possível acessar materiais já produzidos, como o Guia para uso de Linguagem Simples.