25/11/2024 às 18h14

Saúde investe em equipamentos para ampliar segurança nos partos

Cerca de 30 cardiotocógrafos serão entregues a hospitais da rede. Investimento é de R$ 195 mil

Yuri Freitas, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura

A Secretaria de Saúde (SES-DF) recebeu, nesta segunda-feira (25), 28 novos cardiotocógrafos - equipamentos também chamados de monitores fetais. Sua função é acompanhar a frequência cardíaca e os movimentos do feto, assim como as contrações uterinas da mãe, ajudando nas decisões da equipe de saúde antes dos partos.

 A função dos cardiotocógrafos, também chamados de monitores fetais, é acompanhar a frequência cardíaca e os movimentos do feto, assim como as contrações uterinas da mãe. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF 

"A renovação desses aparelhos é fundamental para assegurar um atendimento de qualidade à população", afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. O investimento total foi de R$ 195 mil.

Os monitores serão distribuídos aos hospitais regionais, ao Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib) e à Casa de Parto de São Sebastião, unidades da Secretaria de Saúde (SES-DF) que realizam partos. Em 2023, foram mais de 35,5 mil nascimentos na rede pública. 

Servidora da SES-DF, a médica obstetra Cybelle Bertoldo destaca a importância da substituição: “Conseguimos avaliar se o bebê apresenta boa vitalidade, frequência e intensidade das contrações para seguirmos uma conduta mais assertiva e segura”, explica.