Saúde na Escola aborda dengue em formato de jornal na Candangolândia
Saúde na Escola aborda dengue em formato de jornal na Candangolândia
Em parceria com a UBS local, alunos produziram telejornal para falar sobre ações contra o Aedes aegypti
Ingrid Soares, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti
Em uma ação educativa contra a dengue, alunos do 5º ano da Escola Classe 2 da Candangolândia produziram um telejornal para falar sobre prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. A iniciativa foi realizada em parceria com profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da Região Administrativa e faz parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), promovido pelas secretarias de Saúde e Educação do Distrito Federal. O telejornal está no ar no Instagram da escola.
“Nos beneficiamos muito com a parceria escola-saúde. O planejamento é feito em conjunto conosco, focado nas preocupações escolares e executado de forma didática e muito divertida. Os estudantes se tornam multiplicadores”, aponta a diretora da Escola Classe 2, Alessandra Ceilão.

Em 2024, a região registrou 995 casos prováveis de dengue. A gerente da UBS 1 de Candangolândia, Maisa Marth, destaca que o PSE permite a aproximação dos setores saúde e educação para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde contribuindo para o exercício da cidadania.
“Com a volta do período chuvoso, estamos mobilizados para ações de prevenção e combate à dengue. O que realmente importa é que, com a participação ativa dos estudantes, a assimilação do tema será mais efetiva e, consequentemente, os resultados na comunidade serão mais exitosos”, afirma a gerente da UBS.
Programa Saúde na Escola (PSE)
O Programa Saúde na Escola é uma estratégia intersetorial, pactuada entre as Secretarias de Saúde e de Educação, que visa promover saúde, realizar educação em saúde e prevenir doenças e agravos no ambiente escolar. As ações são realizadas em escolas públicas do DF que aderem voluntariamente ao programa, em parceria com a UBS de referência do território.
“A proposta do PSE é criar espaços para trabalhar questões de saúde nas quais crianças e adolescentes possam ser protagonistas, participar da construção e elaborar conhecimentos para levar para suas vidas, família e comunidade onde vivem”, apontou a assistente social da UBS, Mônica Aparecida Almeida, idealizadora do telejornal.
Em 2024, foram realizadas 2433 ações pelo PSE. Temas relacionados à saúde bucal, sexual, reprodutiva, mental, ambiental, prevenção de violências e cultura da paz também são abordados no programa.
