Saúde oferta serviços em ação do GDF Mais Perto do Cidadão em Santa Maria
Saúde oferta serviços em ação do GDF Mais Perto do Cidadão em Santa Maria
Evento foi realizado durante dois dias e disponibilizou vacinas, testes rápidos, consultas e prática integrativa em saúde
Karinne Viana, da Agência Saúde-DF | Edição: Agência Saúde
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ofereceu, nesta sexta-feira (9) e sábado (10), diversos serviços de saúde à população de Santa Maria durante a 33ª edição do programa “GDF Mais Perto do Cidadão”. Entre os serviços disponibilizados estavam testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação antirrábica para cães e gatos e sessões de auriculoterapia. Também foram realizados atendimentos de pediatria, clínica médica, odontologia, além da aplicação de mais de 99 doses de vacinas do calendário adulto e infantil.
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, ressalta a importância da condução do governador Ibaneis Rocha para garantir que as secretarias atuem de forma integrada e entreguem as políticas públicas. “Na 33ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, a SES, em conjunto com a Sejus, está entregando serviços de saúde focados na prevenção e reabilitação, com destaque para as vacinas. Essas ações extramuros são muito valiosas para a saúde pública. Estamos alinhados com o movimento nacional, trabalhando juntos para promover dignidade à população”, disse.
A moradora da região Selma Batista, 49, aproveitou o momento para levar o neto, João Miguel, 5, na consulta pediátrica. “É maravilhoso ter esses serviços pertinho de casa. Trouxe meu neto e tenho certeza que vamos sair daqui encaminhados para o tratamento que ele precisa”, disse.
O subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos, destaca a relevância da oferta de diversos serviços à população, com a presença ativa da Secretaria de Saúde. “Ofertamos serviços ao cidadão, facilitando o acesso, por exemplo, a vacinação tanto humana quanto animal. É um momento em que as pessoas têm acesso, em um único lugar, a vários serviços que, no dia a dia, muitas vezes não estão disponíveis para elas”, apontou.
Quem também se beneficiou foi o autônomo Gustavo Cruz, 22, que atualizou seu cartão de vacina. “Estou achando a ação muito legal, pois nem sempre temos disponibilidade para ir nos postos de saúde e aqui fica mais fácil. Aproveitei para tomar a vacina contra a gripe e a antitetânica”, comemorou.
Segundo a gerente de Atenção Primária (Gsap), Joelma Batista, o programa facilita o acesso da população aos serviços de saúde. “Durante a semana, muitas pessoas não conseguem buscar atendimento por falta de tempo, e esse evento oferece importante solução para esse problema”, explicou.
Nos dois dias de evento, foram realizados 1.014 atendimentos em saúde, como 68 testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis, 200 aplicações de vacinas antirrábicas para animais domésticos, além de 90 consultas médicas, 76 procedimentos de auricoterapia, 96 aferição de pressão e distribuição de 585 kits odontológicos. Washington Luís Silva, 21, levou seus cães Spiky e Safira para receberem o imunizante. “O fato de a Secretaria de Saúde oferecer essa vacina de forma gratuita é um grande benefício para a comunidade, pois muitas pessoas não teriam condições de pagar por ela. Já trouxe meus cachorros para vacinar e acho que todo mundo deveria aproveitar essa oportunidade”, declarou.
Ação conjunta
O evento é organizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), no qual serviços e atividades de lazer são oferecidos por diferentes órgãos públicos do DF. Até a edição anterior, na Estrutural, já foram contabilizados cerca de 225 mil atendimentos desde o início de 2023. A SES-DF participa apoiando a atividade por meio da assistência na área da saúde.