25/11/2013 às 19h24

Saúde oferece curso de como lidar com produtos químicos

Por Frederico Prado e Jozeías Nunes, da Agência Saúde DFAtendimento à Imprensa(61)3348-2547/2539 e 9862-9226

Capacitação de técnicos para a Copa do Mundo de 2014

A Secretaria de Saúde do DF, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental de Fatores Não Biológicos (GEVANBIOL/DIVAL), realizará, a partir desta terça-feira (26) até quinta-feira (28), das 8h às 18h, no Senac (903 Sul), o Curso de Primeira Resposta a Acidentes com Produtos Perigosos- (REPP).

A capacitação reunirá representantes dos setores de emergência dos principais hospitais da rede pública, das vigilâncias sanitária, ambiental e epidemiológica, Defesa Civil do DF e Corpo de Bombeiros do DF.

O curso contará com 35 participantes da vigilância e assistência à saúde da SES-DF, Inframérica, Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do DF, Ministério da Saúde e Ministério da Integração, em cooperação com o OFDA/US AID (Office of United State Foreign Disaster Assistance).

De acordo com a diretora de Vigilância Ambiental da SES/DF, Kênia Cristina, o curso é um preparativo para a Copa do Mundo de 2014. “Vamos demonstrar como deve ser o tratamento ao manusear produtos emergenciais químicos. O objetivo é treinar os nossos profissionais”, afirmou.

O evento contará com apoio do Ministério da Saúde e Ministério da Integração, com a finalidade de atender meta de capacitação prevista na Programação Anual de Saúde – 2013, e ainda considerando o Decreto n° 5.098/2004, que dispõe sobre a criação do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos – P2R2, que prevê a atualização contínua de planejamento preventivo que evite a ocorrência de acidentes com produtos químicos perigosos.