27/05/2020 às 10h00

Telecovid já atendeu 8.518 ligações desde a sua criação

Serviço com atendimento 24h recebe mais ligações do público feminino*Série que concentra dados até 15/04.

ÉRIKA BRAGANÇA, DA AGÊNCIA SAÚDE

  para melhorar o acesso da população às informações sobre novo coronavírus, o Telecovid, que funciona desde o dia 14 de março, já atendeu a 8.518 ligações de cidadãos com dúvidas ou buscando orientação sobre a Covid-19. Outras 6.136 ligações foram direcionadas a demais  serviços da Saúde, totalizando 14.654 chamadas atendidas. A maioria dessas ligações foi feita por mulheres (4.727). O público masculino fez 3.302 chamados para a central telefônica. A faixa etária que mais procura o serviço está entre 30 a 39 anos, com 1.910 ligações, seguida do público de 40 a 49 anos que concentra 1.690 ligações.   A febre foi o sintoma mais relatado no teleatendimento com 3.557 queixas, seguida de tosse e dor de cabeça. De todas ligações, 201 pessoas retornaram relatando seu resultado positivo e 4.400 pessoas foram mapeadas como caso grave *. A região administrativa que mais utilizou o serviço foi Ceilândia com 1.180 chamadas, seguida por Samambaia (702) e Taguatinga (698). As doenças mais citadas foram relacionadas ao coração e a Diabetes.   O secretário de Saúde, Francisco Araújo, lembra que, com mais de dois meses de atendimento, “os profissionais do gabinete de crise da Saúde já conseguem traçar um história para os chamados, bem como compartilhar as informações para melhorar a estratégia de combate à doença”. Ele destaca que esse é mais um serviço importante que foi criado pela rede de saúde pública do Distrito Federal e que está ajudando a população neste momento de grave crise da Covid-19.   MAPEAMENTO - O canal, que também surgiu para desafogar a linha 192, hoje, produz informações qualificadas para atuação das equipes da Saúde. É possível identificar até as morbidades, além do sexo e idade, a localidade em que a pessoa está. Nesse período, cerca de 1,4 mil pessoas informou ter alguma doença cardiológica. São perguntas feitas pelos atendentes que permitem realizar esse mapeamento qualificado. Antes do surgimento do Telecovid, as pessoas ligavam no serviço do Samu (192) sobrecarregando as linhas que têm função voltada para o atendimento de urgência.   Alexandre Garcia, diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do DF (Samu), relatou um aumento de 30% dos atendimentos voltados apenas para a doença. Ele recorda o período em que o serviço foi criado e, que hoje, faz parte da estratégia de combate à doença.   “Antes de estabelecer o Telecovid, tivemos um aumento considerável de ligações no serviço 192. Diante dessa nova realidade e de outras demandas do governo, fechamos a parceria com as forças de segurança e números já conhecidos pelos cidadãos que foram o 190, 193 e 199. A partir disso, passamos a atender nesses números de forma direcionada à Covid-19 com apoio de servidores e, posteriormente, com alunos do último ano de medicina e o BRB”, relata.