Vigilância ambiental realiza vacinação antirrábica em Vicente Pires
Vigilância ambiental realiza vacinação antirrábica em Vicente Pires
Ação itinerante protege cães e gatos e reforça importância da prevenção contra a raiva
Karinne Viana, da Agência Saúde DF | Edição: Willian Cavalcanti
A equipe do Núcleo Regional de Vigilância Ambiental em Saúde (Nuval) do Guará esteve sábado (16) em Vicente Pires, onde vacinou 542 animais contra a raiva em um petshop da região. A ação itinerante faz parte do trabalho dos Núcleos de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (SES-DF) e integra a campanha anual de vacinação antirrábica, voltada para cães e gatos. Em setembro, período em que a mobilização é intensificada, equipes percorrem diferentes pontos do DF para garantir a imunização dos pets.

“O objetivo é garantir a imunização dos pets, reduzindo a circulação do vírus da raiva. Embora não haja registros recentes em cães, o vírus ainda pode estar presente em animais silvestres. Queremos alcançar pelo menos 80% de cobertura da população animal do DF”, explicou a agente de Vigilância Ambiental (AVA) do Nuval do Guará, Lidiane Pires.
Entre os tutores que compareceram à ação estava o servidor público Heanes Medeiros, 49 anos, que levou a gatinha Juma, 10 meses, para vacinar. “Essa iniciativa é muito importante para a proteção dos nossos pets. A gente cria como se fossem filhos, então precisamos ter esse cuidado não só com a saúde deles, mas também com a dos nossos familiares”, disse.

Além de Vicente Pires, a SES-DF também levou a vacinação antirrábica em pontos estratégicos de Santa Maria e Sobradinho. Ao longo do ano, o imunizante segue disponível nos 15 Núcleos Regionais de Vigilância Ambiental em Saúde e na Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde. Os endereços e horários podem ser consultados no site da SES-DF.
Prevenção
A vacina antirrábica deve ser aplicada, anualmente, em cães e gatos a partir dos três meses de idade, inclusive em fêmeas prenhas ou em período de amamentação. O intervalo de 12 meses deve ser respeitado tanto para a primeira dose quanto para as demais aplicações. Não é necessário agendamento, basta que o tutor, maior de idade e com documento de identidade, leve o animal com coleira, focinheira ou caixa de transporte, conforme o porte.
Pepita, 12 anos, também recebeu a dose de proteção. Para o tutor, Leonardo Martins, 52 anos, o cuidado deve ser contínuo. “Ela está comigo há muitos anos e é parte da família. Manter a vacinação em dia é essencial e ações como essa precisam acontecer com mais frequência.”

Doença
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos e pode ser transmitida aos humanos pela mordedura, lambedura ou arranhadura de animais infectados com o vírus. A vacinação de cães e gatos continua sendo a forma mais eficaz de prevenir a circulação do vírus e proteger a saúde de todos.