Vigilância ambiental promove curso de capacitação para militares em Missão de Paz no Haiti
Vigilância ambiental promove curso de capacitação para militares em Missão de Paz no Haiti

Agravos em saúde e animais peçonhentos foram os principais temas dos encontros
BRASÍLIA (26/6/15) – A Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival) da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS/SES) promoveu entre os dias 16 e19, deste mês, uma capacitação para militares em missão no Haiti sobre agravos em saúde e animais peçonhentos. O evento ocorreu na biblioteca da Dival para 12 militares.
O curso foi ministrado pelos profissionais da Dival e contou ainda com o apoio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep). As palestras foram dirigidas aos militares do 23º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz – Haiti, que realizaram também atividades práticas em vias públicas da Asa Norte.
"A Dival já vem atendendo essa atividade com os militares desde 2011. A capacitação é realizada semestralmente com intuito de ministrar instruções sobre a prevenção e controle de doenças no Haiti. A parceria da SVS com os militares é muito importante, sempre podemos contar com a colaboração deles na força tarefa de combate a dengue", destacou o subsecretário de Vigilância à Saúde, José Carlos Valença.
Durante as palestras foram abordados temas sobre os ciclos de transmissão de doenças, as formas de prevenção, os vetores, reservatórios e hospedeiros de dengue, febre amarela, chikungunya, filariose, malária, cólera, leptospirose, além de aranhas e escorpiões. Os militares também foram capacitados quanto ao manuseio de equipamentos para o controle químico de vetores de endemias e bloqueio de transmissão.