Vigilância ambiental retira 17 toneladas de entulho de casa no Recanto das Emas
Vigilância ambiental retira 17 toneladas de entulho de casa no Recanto das Emas
Recolhimento elimina possíveis criadouros de Aedes aegypti e de roedores, baratas e escorpiões
JADE ABREU, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: NATÁLIA OLIVEIRA | REVISÃO: JULIANA SAMPAIO
A Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde retirou 17 toneladas de entulho em uma casa localizada na quadra 803 do Recando das Emas. A ação realizada na segunda-feira (14) teve como objetivo eliminar possíveis depósitos para criadouros do mosquito Aedes aegypti, roedores, baratas e escorpiões. A equipe foi acionada após denúncias da população.
De acordo com a chefe do núcleo de Vigilância Ambiental do Recanto das Emas, Simone Reis, a equipe orientou os moradores sobre a retirada de lixo doméstico e de materiais em desuso. "Com essa ação interrompemos a exposição do acumulador e da população a riscos de insetos, roedores e outras espécies que podem causar doenças e até a morte", explicou. Também foi realizado o encaminhamento da família a um Centro de Referência da Assistência Social (Cras).
A ação foi bem-sucedida graças a parceria com a Administração Regional do Recanto das Emas, Serviço de Limpeza (SLU), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e outros órgãos. Essa foi a terceira operação da mesma natureza realizada no Recanto das Emas nos últimos quatro meses.
A população pode denunciar casos como esse pelo número da ouvidoria ao discar 162 ou pelo link Ouvidoria – Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Abaixo, imagens da equipe da Vigilância Ambiental: