Doação
Marcilene Frazão, gerente de Voluntariado, destaca o amor como a principal ferramenta dessa corrente de solidariedade. Para ela, o ato de se voluntariar na saúde, neste momento tão crítico, é de doação extrema em que profissionais têm se colocado na linha de frente para atender o próximo. A profissional acredita que após a pandemia, o voluntariado terá um amadurecimento nunca visto na história do DF. “Não há outra palavra para definir uma pessoa que vem para trabalhar voluntariamente num momento tão delicado da nossa história na saúde. É um ato de amor e anulação de si mesmo em nome de uma causa maior que a sua própria vida. Isso não tem preço e nem se paga. Assim como tem aqueles que não estão presencialmente, mas estão em suas casas costurando máscaras, arrecadando alimentos entre outras tantas coisas para ajudar o próximo. Está sendo lindo ver esse movimento criar força e, acredito que, certamente, não seremos mais os mesmos depois disso”, comemora. No programa de Voluntariado da Secretaria de Saúde, atualmente, são 421 voluntários profissionais e diversas associações que também atuam no voluntariado social. Pelo sucesso na execução, o modelo do DF serviu como inspiração para o Ministério da Economia. O objetivo foi o de replicar o modelo no âmbito federal.
Como participar?
A partir dos 16 anos, o cadastramento pode ser feito no
site Portal do Voluntariado. Ao entrar, o interessado deve procurar, na página principal, a aba: “Projetos e Ações do Governo”. No espaço, deve pesquisar os projetos e ações desenvolvidos por título, por eixos, por público e por local. Em seguida, procurar os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde e, caso preencha os requisitos, clicar na função “Candidate-se”. Após essas etapas, basta aguardar o contato dos coordenadores com as informações sobre a participação do candidato. Além dessa opção, o candidato também pode buscar a unidade de seu interesse presencialmente ou por telefone. Todas as unidades estão aptas a receber voluntários. Os voluntários cumprem a carga horária acordada e recebem uma certificação sobre o serviço prestado. Futuramente, podem utilizar, inclusive, para concursos ou processos seletivos, que preveem esse tipo pontuação.
Quem pode ser voluntário na Saúde?
Para ser voluntário na Rede Pública de Saúde do Distrito Federal é preciso ter mais de 16 anos, tempo disponível e vontade de ajudar. Podem ser pessoas comuns, servidores inativos e integrantes de organizações sociais. Pessoas com formação específica podem atuar como voluntários profissionais. Servidores da Secretaria só podem participar do programa como voluntários sociais.