Governo do Distrito Federal
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17/09/18 às 12h24 - Atualizado em 4/08/20 às 12h58

Carta de Serviços – Brazlândia

HOSPITAL REGIONAL DE BRAZLÂNDIA

 

 

  • Endereço: Área Especial 06 – Setor Tradicional – Brazlândia/DF – CEP: 73.740-793

  • Acessibilidade: Existência de rampas em todas as entradas de acesso da Unidade Hospitalar e corredores internos. Presença de ponto de ônibus em frente ao Hospital.

  • Estacionamento: Disponível 24 horas para usuários (carros, motos, bicicletas), vagas reservadas para idosos, gestantes e cadeirantes.

  • Descrição: Atendimento de urgência e emergência nas seguintes especialidades:

  • Clínica Médica: Adulto e Pediátrico (Pacientes Sintomáticos Respiratórios / suspeito de contaminação por COVID-19 – entrada para atendimentos pelas Portarias do Pronto Socorro). Adulto e Pediátrico (Pacientes com necessidades de atendimento diferentes da anterior, outras patologias – Entrada para atendimentos pela Portaria Central).

  • Cirurgia Geral (Entrada para atendimentos pela Portaria Central)

  • Ginecologia e Obstetrícia (Entrada pelo Bloco Materno, atendimento interno em ambiência diferenciada de acordo com as informações da paciente e análise profissional)

  • Prioridade de atendimento: pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e os obesos nos termos da lei.

    Linhas de ônibus: linha 406 (circular) e linha 402.1 (Brazlândia x Ceilândia). O hospital localiza-se a 1,1km do Terminal Rodoviário do Setor Veredas, local onde passa todas as linhas de ônibus que circulam pela cidade.

    Acessibilidade: disponível em todos os acessos da unidade de saúde.

    Possui estacionamento para carros, motos e bicicletas.


Serviços para você

 

ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA

  • Clínica Médica
  • Clínica Cirúrgica
  • Pediatria
  • Neonatologia
  • Odontologia
  • Ginecologia e Obstetrícia

 

Requisitos:

  • Comparecimento espontâneo às Unidades de Pronto Socorro do hospital.
  • O atendimento no Pronto Socorro da Pediatria é feito para crianças de 0 dias até 13 anos, 11 meses e 29 dias.

 

Formas de prestação do serviço:

  • O atendimento de emergência da Odontologia é segunda a sexta feira das 07:00 às 19:00 horas.

 

Documentos Necessários: Documento de identificação válido.

 

OBSERVAÇÃO:

AS INFORMAÇÕES ABAIXO SÃO VÁLIDAS DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)

  • Horários de Troca de Acompanhante

Considerando o Decreto Nº 40.475, de 28 de fevereiro de 2020 que declara situação de emergência no âmbito do Distrito Federal, em razão da pandemia do Novo Coronavírus 2019 (COVID-19) e o Plano de Contingência para Epidemia da Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19) do Distrito Federal, versão 04, de 16/03/2020, item 7 que traz restrições as visitas hospitalares. O Hospital Regional de Brazlândia informa:

  • Liberada a permanência de apenas 01 (um) acompanhante para paciente, pediátrico, Portador de Necessidades Especiais (em qualquer idade) ou pacientes acima de 60 anos, com possibilidade de troca no período matutino de 07h às 09h e no período vespertino de 16h30 às 19h;

  • Por medida de segurança, a fim de se evitar aglomerações e, tendo parte da entrada do Pronto Socorro se integrado à Entrada Principal e, para que se evite a possibilidade de contaminações no ambiente hospitalar por COVID-19, as visitações estão suspensas.

  • Telefones:

– Clínica Médica e Cirúrgica: (61) 3479-9626

– Pediatria: (61) 3479-9681

– Neonatologia: (61) 3479-9675

– Odontologia: (61) 3479-9681

– Ginecologia e Obstetrícia: (61) 3479-9683


ATENDIMENTO AMBULATORIAL:

  • Odontologia
  • Cirurgia Geral e Pequenas Cirurgias
  • Dermatologia (consultas e procedimentos)
  • Otorrinolaringologia
  • Pediatria (Neonatologia e Crescimento e Desenvolvimento)
  • Nutrição Clínica
  • Ambulatório de Egressos da Internação da Clínica Médica
  • Gravidez de alto risco

 

Requisitos

  • Atendimento ambulatorial (exceto Ambulatório de egressos e gravidez de alto risco): todas as marcações de primeira consulta são feitas através das Unidades Básicas de Saúde. Os agendamentos são realizados pelo Sistema de Regulação da SES/DF ou pela Gerência Interna de Regulação da Região de Saúde Oeste (Ceilândia e Brazlândia).
  • Marcação para ambulatório de egressos: diretamente no ambulatório do HRBz. É necessária guia de encaminhamento do médico da Emergência do HRBz especificamente para o ambulatório de egressos.
  • Marcação de Gravidez de Alto risco: diretamente no ambulatório do HRBz. É necessária guia de encaminhamento do médico.
  • Marcação de consulta retorno: pessoalmente no setor de ambulatório do HRBz, nos horários de 09:00 às 12:00h e das 14:00 às 18:00h.

 

Documentos Necessários: Documento de identificação válido.

  • Primeira consulta: Guia de consulta fornecida pelo profissional que está encaminhando ao especialista.
  • Consulta retorno: protocolo de encaminhamento para retorno fornecido pelo médico depois da primeira consulta.

 

Horário de funcionamento, tempo de espera para atendimento e consulta retorno

  • Horário: 07:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados). Telefone: (61)3479-4482.
  • O atendimento é feito por ordem de chegada.
  • O tempo médio de espera para a consulta é de aproximadamente 15 dias.

REALIZAÇÃO DE EXAMES RADIOGRÁFICOS E ECOGRÁFICOS

Forma de Prestação de Serviço

  • Exame Radiográfico (RX): comparecimento espontâneo à Secretaria de RX do HRBz, munido de documento de identificação válido e do pedido médico assinado, oriundo de qualquer unidade de saúde tanto da rede pública quanto privada.
  • Exame ecográfico: a marcação é realizada nas unidades básicas de saúde da SES/DF. Depois que a unidade de saúde agendar, basta comparecer à Secretaria do RX do HRBz, na data e horário definidos, com o pedido médico para realização do exame e um documento válido de identificação.
  • Funcionamento: segunda à sexta-feira (exceto feriados) de 07:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00. Telefone: (61) 3479-9669.

 

MARCAÇÃO DE CIRURGIA DE HÉRNIORRAFIA UMBILICAL, INGUINAL, INCISIONAL E DE COLECISTECTOMIA

Forma de prestação do serviço

  • Para agendamento: é necessária a liberação pelo médico da Secretária de Saúde do Distrito Federal através do protocolo para internação e exames.
  • Deixar toda a documentação (protocolo e exames) no Núcleo de Gestão da Internação do HRBz, com os exames atualizados, endereço, telefones para contato, número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e do SES.
  • Aguardar contato telefônico acerca do agendamento da cirurgia.
  • As cirurgias são agendadas conforme a prioridade estabelecida pelo médico e através de lista de espera.
  • Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira (exceto feriados) de 07:00 às 12:00 e de 14:00 às 18:00. Telefone: (61) 3479-9720.

SERVIÇO SOCIAL

O que o serviço social faz por você

  • Acolhimento, escuta qualificada e encaminhamentos necessários de acordo com a avaliação do Assistente Social
  • Atendimento a pacientes, familiares, acompanhantes e por meio da busca espontânea
  • Orientações e encaminhamentos para a rede socioassistencial (segunda via de documentos de identificação, abrigamento, benefícios eventuais, tais como auxílio natalidade, auxílio vulnerabilidade e auxílio por morte, Benefício de Prestação Continuada, entre outros)
  • Orientações sobre direitos previdenciários e trabalhistas
  • Orientações e encaminhamentos para a rede de saúde, tanto para a atenção básica, como para atendimento psicossocial para pacientes em situação de violência, dependentes de álcool e/ou outras drogas e portadores de transtornos mentais (CAPS, Programa de Pesquisa, Assistência e Vigilância à Violência – PAV)
  • Encaminhamento para órgãos de defesa de direitos (Conselho Tutelar, Defensoria Pública, entre outros)

Forma de prestação do Serviço

  • Comparecer ao Núcleo de Serviço Social ao lado da portaria central do HRBz de segunda a sexta-feira (exceto feriados) nos seguintes horários: Segunda a quinta de 07:00 às 19:00 e às sextas-feiras das 07:00 às 18:00hs. Os atendimentos são imediatos e/ou por ordem de chegada.
  • Telefone: (61) 3479-9625

 

Documentos Necessários:

  • Para orientação não é necessário documento de identificação;
  • Para encaminhamentos é necessário documento de identificação válido.

ATENDIMENTOS E PALESTRAS REFERENTES À AMAMENTAÇÃO E DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

O que o Banco de leite faz por você

  • Recebe todos os pacientes e/ou usuários que necessitam de informações relacionadas ao aleitamento materno e/ou doação de leite humano.
  • Orientações, atendimentos e palestras referentes à amamentação e doação de leite humano.

Forma de prestação do serviço

  • Atendimento em amamentação por demanda espontânea (sem agendamento) dentro do horário de funcionamento.
  • Pode-se procurar informações sobre o atendimento e palestras por telefone (61)3479-9643 ou pessoalmente, comparecendo na recepção do setor, de segunda a sexta-feira (exceto feriados) no horário de 07:00h às 12:00h e de 13:00h às 18:00h.
  • Gestantes também podem ser agendadas pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde que acompanham o pré-natal.
  • Para o atendimento e orientações é necessário documento válido de identificação com nome completo e fornecimento dos seguintes dados: endereço, telefone, escolaridade, profissão e informações de gestação e parto (em caso de pacientes nutrizes). Nos atendimentos para auxílio da amamentação, realizados com a nutriz e o bebê, também é solicitada a caderneta da criança.
  • Nas palestras e ações de amamentação é solicitado documento de identidade dos acompanhantes e cartão de pré-natal das gestantes.

 

Para participar das palestras de amamentação

  • Pode se fazer o agendamento através das equipes das Unidades Básicas de Saúde que acompanham o pré-natal.
  • Pode se ligar ou comparecer diretamente no Banco de Leite Humano do HRBz para informação sobre a próxima data disponível.
  • A participação de familiares e amigos das gestantes também é permitida.

Para fazer doação de leite humano

  • A mulher deve estar amamentando, ser saudável e não usar álcool, cigarro ou drogas ilícitas. O acesso às informações de doação e cadastro é feito pelos seguintes meios: diretamente com o Banco de Leite Humano do HRBz; por telefone 160 opção 4; através do site saude.df.gov.br; e pela instalação do aplicativo Amamenta Brasília
  • É efetuado um cadastro da nutriz com informações como a saúde da doadora e resultados de exames pré ou pós natal.

NÚCLEO DE ATENÇÃO DOMICILIAR

  • Programa de Internação Domiciliar (PID): Serviço substitutivo à internação hospitalar ou ao atendimento ambulatorial, responsável pelo gerenciamento e operacionalização das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar e Equipes Multiprofissionais de Apoio.
  • Programa de Oxigenioterapia Domiciliar (POD): acesso à oxigenioterapia domiciliar prolongada para usuários do SUS/DF, portadores de patologias que necessitem da oferta de oxigênio.

 

REQUISITOS

  • O familiar e/ou responsável pelo paciente deve ter residência e domicílio comprovados o mesmo deve residir na área de abrangência de Brazlândia.
  • O cuidador deve ser identificado e o quadro clínico do paciente deve ser compatível com o perfil do serviço.
  • Solicitação de internação domiciliar deve atender a critérios do instrumento de classificação da complexidade assistencial do paciente em atenção domiciliar no SUS e POD – por meio de relatório médico, exames comprobatórios e documentação necessária.
  • Os pacientes devem ter quadros clínicos estáveis e podem ser: portadores de sequelas e doenças crônicas como: cuidados paliativos oncológicos e neurológicos, entre outros; úlceras de decúbito em graus moderado e grave e traqueostomia

 

Forma de prestação de serviço

  • Deve se entrar em contato com o Núcleo Regional de Atenção Domiciliar pessoalmente ou através do telefone: (61)3479-4903. E-mail: nradhrbz@gmail.com

 

Núcleo Hospitalar de Epidemiologia – Brazlândia

 


VOLUNTARIADO

  • O setor voluntariado do HRBz é responsável por receber, orientar, e coordenar quem deseja desenvolver trabalho voluntário.
  • Qualquer pessoa pode ingressar. Para saber as exigências e obrigações instituídas pela SES-DF em relação à atividade que se tem o desejo de voluntariar, basta procurar o profissional responsável pelo voluntariado, que fica no Núcleo de Pessoas do HRBz.
  • Telefone para contatos: (61)3479-9624.
  • E-mail: cgsbz@gmail.com

 


PRÁTICAS INTEGRATIVAS DE SAÚDE

Serviços Oferecidos

  • Técnica de Redução do Estresse (T.R.E)
  • Musicoterapia

 

O que as práticas integrativas de saúde fazem por você:

  • Possibilitam o alívio das tensões físicas, sociais, mentais e conflitos emocionais.
  • Técnica de Redução de Estresse: método desenvolvido por David Berceli, assistente social americano. São exercícios específicos que possibilitam o controle e a redução das tensões corporais.
  • Musicoterapia:

– Atividade regulamentada pela SES/DF desde 2008.

– Faz atendimentos em grupo ou individual.

– Oferece benefícios no campo das dores físicas (fibromialgia), tensões musculares ou da coluna, bursite, alívio do estresse, insônia, depressão dentre outros.

 

Forma de prestação do serviço

  • Para acessar os serviços das Práticas Integrativas de Saúde oferecidas pelo HRBz se faz necessário:

– Comparecer à sala de musicoterapia, localizada próximo à portaria do servidor, no horário de 07:00h às 08:00h, de segunda à quinta-feira (exceto feriados) para informações e agendamentos.

Observação: para os agendamentos da musicoterapia é necessário entrar em uma lista de espera.

 


NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA

Serviços Oferecidos:

Administrar vacinas, soros, testes e imunoglobulinas em pacientes internados, servidores do HRBZ e clientes externos; sob responsabilidade do NHEP;

  • Fazer busca ativa para identificação de doenças de notificação compulsória e outros agravos de interesse epidemiológico;
  • Encaminhar pacientes para coleta de material de interesse da saúde pública para o laboratório regional, que será reprocessado para o LACEN, observando o retorno dos resultados e o registro da ficha de investigação;
  • Fazer quimioprofilaxia dos comunicantes em nível hospitalar e excepcionalmente junto à comunidade.

Requisitos

  • Público-alvo: pacientes que foram atendidos e/ou que estejam internados no HRBZ, servidores do HRBZ e outros pacientes externos específicos;
  • Requisitos: solicitação médica, laboratório e pacientes encontrados através de busca ativa e os servidores encaminhados pela medicina do trabalho;

Documentos Necessários

  • Cartão vacinal,
  • Pedidos laboratoriais,
  • Solicitação no PEP (prontuário eletrônico do paciente).

 

Forma de prestação do Serviço:

  • Por meio de visitas aos pacientes internados e por meio ambulatorial, busca ativa em PEP e demanda espontânea.

Etapas

  • Busca ativa em PEP ⇒ visita/entrevista com paciente ⇒ preenchimento da notificação compulsória ⇒ encaminhamento ao laboratório quimioprofilaxia dos comunicantes, se necessário.
  • Vacinação: encaminhamento da medicina do trabalho e/ou demanda espontânea  avaliação do cartão vacinal administração da vacina⇒ anotações no sipni/cartão do paciente.

Prazos

  • Busca ativa: diária,
  • Vacinação: livre demanda.

Horário e tempo máximo de espera para atendimento

  • Notificação compulsória: de 30 minutos a 01 hora para preenchimento de ficha de notificação até o encaminhamento ao laboratório;
  • Vacinação: de acordo com a demanda.

Prioridades de atendimento;

  • Notificação imediata de doenças transmissíveis,

 

Normas e regulamentações: