Cólera
A cólera é uma infecção intestinal aguda causada pelo Vibrio cholerae, que é uma bactéria capaz de produzir uma enterotoxina que causa diarreia.
No DF, desde 2007, não há notificação de caso suspeito de cólera, seja importado ou autóctone.
Todo caso suspeito ou confirmado de cólera deverá ser notificado de forma imediata (em até 24 horas) pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar atendimento ao paciente, pelo meio mais rápido disponível.
Quais são os sintomas?
A grande maioria das pessoas infectadas permanece assintomática (aproximadamente 75%). Daqueles que desenvolvem a doença, a maioria apresenta sintomas leves ou moderados e apenas de 10% a 20% desenvolvem a forma severa, que, se não for tratada prontamente, pode levar a graves complicações e ao óbito. Nos casos graves, o início é súbito, com diarreia líquida, abundante e incoercível (incontrolável), com inúmeras dejeções diárias. Nesses casos, a diarreia e o vômito determinam uma extraordinária perda de líquidos, que pode ser da ordem de 1 a 2 litros por hora. Tal quadro leva rapidamente à desidratação intensa e deve ser tratada precoce e adequadamente para evitar a ocorrência de complicações e de óbito.
Em caso de sintomas de diarreia súbita ou contato com alguém suspeito de estar com cólera ou retornou de algum país com risco para a cólera, procurar imediatamente uma unidade de saúde mais próxima de sua casa. Informar sobre viagens recentes, contatos ou ingestão de alimentos suspeitos.
Como é transmitida?
Transmissão: fecal-oral
• Direta: pessoa a pessoa
• Indireta: ingestão de água ou alimentos contaminados
O período de incubação varia de 12 horas a 5 dias; para investigações epidemiológicas padronizou-se o período de incubação de 10 dias.
A água e os alimentos podem ser contaminados principalmente por fezes de pessoas infectadas, com ou sem manifestações da doença.
Em alimentos, a bactéria pode sobreviver por até cinco dias na temperatura ambiente (15°C a 40 °C), ou por até dez dias entre 5°C e 10 °C. É resistente ao congelamento, embora a sua multiplicação fique mais lenta.
Como evitar a cólera?
Consumo de água: a principal forma de prevenção é a utilização de água de boa qualidade:
• Usar água filtrada ou, se for água de poço ou cisterna, filtrar e ferver por 10 minutos ou filtrar e colocar duas gotas, por litro de água, de hipoclorito de sódio 2,5% e esperar por 30 minutos antes de beber.
Alimentos:
• Evitar comer peixes, camarões e mariscos crus ou malcozidos;
• Lavar bem as verduras e frutas; depois deixar em solução preparada com uma colher de Hipoclorito de Sódio 2,5% para cada litro de água, por 30 minutos .
Higiene Pessoal e do Lar:
• Lavar bem as mãos com água e sabão antes de preparar alimentos, antes de comer, após usar o banheiro e após trocar fraldas do bebê;
• Limpar com frequência os filtros de água, depósitos e utensílios de cozinha;
• As caixas d'água devem ser lavadas de 6 em 6 meses;
• Se a casa não tiver instalações sanitárias, enterrar as fezes;
• Não fazer suas necessidades próximo a rios, poços, regos d'água, barragem e açudes.