Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/02/21 às 13h41 - Atualizado em 11/11/21 às 18h45

Febre Amarela

A doença

 

Febre amarela é uma doença viral causada por um arbovírus cujo reservatório são os primatas não humanos que habitam florestas e matas tropicais. A febre amarela é comumente transmitida pela picada do mosquito fêmea Aedes aegypti em áreas urbanas e pela do Haemagogus em áreas rurais. Basicamente o mosquito pica uma pessoa ou animal infectado e transmite a doença nas picadas posteriores.

 

 

Sintomas

 

A febre amarela pode ser assintomática em muitos casos, mas os sintomas mais comuns são dores de cabeça e no corpo, febre, perda de apetite, náuseas, olhos avermelhados, cansaço, fraqueza e fotofobia.

 

 

Tratamento

 

Não existe um tratamento específico contra o vírus, as remediações são focadas no combate aos sintomas. Nos casos mais simples é recomendado apenas que o paciente recorra a antitérmicos, repouse e aumente a ingestão de líquidos; nos casos de hospitalização em que tenham ocorrido comprometimento renal e perda de sangue, é necessário fazer diálise e contar com atendimento em uma Unidade de Terapia Intensiva.

 

Ao primeiro sinal dos sintomas, procure um médico ou o serviço de saúde mais próximo de você.

 

Prevenção

 

A vacina contra a febre amarela é a forma mais eficiente de prevenção. É necessário que 80% da população de um local sejam vacinados para não haver a disseminação, além da eliminação de focos de proliferação do mosquito transmissor.