Bolsa Família: 85,5% dos beneficiários realizaram acompanhamento em saúde no DF
Bolsa Família: 85,5% dos beneficiários realizaram acompanhamento em saúde no DF
Distrito Federal obteve o quarto melhor resultado no país. Número reflete compromisso e eficiência das equipes de saúde em acompanhar as famílias
Willian Cavalcanti, da Agência Saúde-DF
O Distrito Federal (DF) obteve o quarto melhor resultado nacional no cumprimento das condicionalidades de saúde do programa Bolsa Família. No segundo semestre de 2024, cerca de 282 mil pessoas, que representam 85,52% dos beneficiários, realizaram o acompanhamento junto às equipes de Saúde da Família da Secretaria de Saúde (SES-DF). Com esse índice, o DF está acima da média nacional, que ficou em 80,3%.
“Esse resultado representa o esforço de equipes multidisciplinares, de saúde da família e de saúde bucal visando alcançar o maior número possível de cidadãos. Além dos benefícios econômicos e sociais, devido à manutenção da bolsa, os pacientes passam a receber um atendimento mais qualificado ao ter esse acompanhamento mais próximo das nossas equipes”, detalha a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio.
As condicionalidades são compromissos que as famílias beneficiárias do Bolsa Família assumem nas áreas de saúde e educação. O cumprimento das obrigações é condição para que as famílias continuem a receber o benefício financeiro. O objetivo é garantir a oferta das ações básicas, potencializar a melhoria da qualidade de vida das famílias e contribuir para a sua inclusão social.

“Desenvolvemos várias ações voltadas para o Bolsa Família por meio de capacitações de servidores de várias áreas e melhoria no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além disso, realizamos busca ativa nas residências e por telefone dos beneficiários que não compareciam às UBS”, explica a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Sandra Araújo, explica a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Sandra Araújo.
O público-alvo do Bolsa Família engloba gestantes, mulheres entre 14 e 44 anos e crianças menores de 7 anos. Na área da saúde, as equipes da SES-DF avaliam a continuidade do pré-natal das grávidas e a atualização do cartão de vacina, bem como o acompanhamento nutricional infantil.
“Por meio desse monitoramento e busca ativa, conseguimos fazer o acompanhamento integral do paciente. Por exemplo, podemos descobrir uma adolescente que engravidou durante esse período. Quanto mais capilarizados nos tornamos, maiores as chances de estarmos próximos das comunidades que precisam mais do nosso atendimento”, completa a coordenadora.
De acordo com a coordenadora distrital do Programa Bolsa Família na SES-DF, Christiane Viana, os resultados mostram a dedicação das equipes de saúde em estratégias para monitorar as famílias. “No Distrito Federal, estamos no caminho certo para ampliar e qualificar ainda mais esse acompanhamento. A atuação contínua dos nossos profissionais, aliada à implementação de ações eficazes nas Regiões de Saúde, assegura que o programa cumpra seu papel de forma cada vez mais efetiva, garantindo que os beneficiários tenham acesso aos serviços essenciais e ao suporte necessário para melhorar sua qualidade de vida”, detalha.
