Centro do Hran celebra uma década acolhendo pessoas com síndrome de Down
Centro do Hran celebra uma década acolhendo pessoas com síndrome de Down
CrisDown já faz parte da vida de mais de 2 mil famílias
Isabel Marinho, da Agência Saúde-DF
O Centro de Referência Interdisciplinar em síndrome de Down (CrisDown), do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), comemora nesta sexta-feira (14) uma década de funcionamento. Modelo nacional no tratamento de pessoas com a síndrome, a unidade traz em sua trajetória o acolhimento a cerca de de 2.100 famílias.
Café da manhã e música preencheram os jardins do Hran. Sob a regência do tenente Paulo Rezende, o som da orquestra sinfônica da Força Aérea Brasileira (FAB) atraiu vários servidores e pacientes da unidade, além das famílias atendidas pelo CrisDown.
Os pais de Victória Anthero Marques, de 23 anos, estavam na primeira fila da plateia. A menina foi acolhida pelo CrisDown há oito anos. “Quando chegamos no centro, sentimos que era o lugar certo para estarmos”, lembra Jussiara Marques, mãe de Vitória. “A equipe não cuida apenas do paciente. A família também recebe toda a atenção de que precisa”, complementa.

Além da assistência aos pacientes, o CrisDown faz, se preciso, a ponte com outros profissionais de saúde dentro e fora do Hran. O centro conta com uma equipe multiprofissional especializada, formada por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiras e fonoaudiólogas.
Enquanto Thayná Pereira Nô Oliveira, que neste mês também completa 10 anos, comemorava junto com toda a equipe, a mãe dela, Rosilene Pereira, comentou: “Percebo como ela está à vontade e feliz por estar neste lugar tão acolhedor”. Thayná frequenta o centro desde que saiu da maternidade.
Emocionada, a coordenadora do CrisDown, a fisioterapeuta Carol Valle, contou que o centro surgiu de um sonho e garantiu: “Muitos outros entrarão em prática.”
O CrisDown funciona ao lado da entrada de visitantes e funcionários do Hran. Para ser atendido, é preciso entrar em contato por pelo número de WhatsApp (61) 99448-0691 e agendar o acolhimento, que ocorre sempre às sextas-feiras.
