Evento em alusão ao Dia do Psicólogo reúne especialistas e agentes da saúde
Evento em alusão ao Dia do Psicólogo reúne especialistas e agentes da saúde
Encontro buscou enfatizar os cuidados em saúde mental destinados aos próprios profissionais da psicologia
Yuri Freitas, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti
A Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu o seminário “Psicologia profissão do cuidado: um olhar para si é preciso”, voltado a psicólogos e residentes da Secretaria de Saúde (SES-DF) e a estudantes de psicologia da Universidade de Brasília (UnB), que sediou o evento. Realizado na última quinta-feira (29), o encontro se deu em meio às comemorações do Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto.
O evento integra os esforços em proporcionar uma educação permanente em saúde aos profissionais de psicologia que atuam na Rede de Atenção à Saúde (RAS) da SES-DF. Organizado pela Gerência de Serviços de Psicologia (GPSI) e pela Diretoria de Serviços de Saúde Mental (Dissam) da pasta, o seminário foi dividido em quatro eixos temáticos – conhecer, interagir, realizar e conectar – e contou com a presença de profissionais e especialistas dos mais diversos ramos de formação, dentre psicólogos, neuropsiquiatras, fisioterapeutas e administradores públicos de dentro e fora da SES-DF.

A diretora da Dissam, Fernanda Falcomer, enfatiza que os encontros são fundamentais para capacitação de agentes da SES-DF. “Este ano foi especial: o tema do evento propõe um cuidado de si mesmo. Esse olhar para o próprio psicólogo possibilita que ele consiga cuidar do outro”, explica.
A gerente da GPSI, Renata Kaiser, explica que, após a pandemia de covid-19, o trabalho de psicólogos e agentes de saúde mental ficou em evidência. “Essa é uma profissão de cuidado, então, às vezes, temos que parar um pouquinho e cuidar de nós mesmo, né? Aqui aprendemos sobre como funciona o autocuidado e sobre como ajudar os nossos pacientes, que chamamos de ‘autocuidado apoiado’”, diz.
Para o psicólogo especialista em saúde (PES) Fabrício Almeida, a crise mundial foi responsável por evidenciar a importância de se ofertar uma educação continuada aos psicólogos, que podem atuar em áreas variadas como as de cuidados paliativos, psico-oncologia, psicologia hospitalar e psicologia na Atenção Primária. “É necessário olhar para si mesmo, como profissional, mas, também, como ser humano, como alguém que precisa trabalhar a própria cura”, disse.
Por sua vez, a psicóloga Mirna Dutra fez questão de agradecer a todos os envolvidos na organização do evento. “Nesse ano, além da parceria com a Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP-DF), também tivemos o apoio do Comitê Central de Qualidade de Vida no Trabalho (CCQVT), que é um eixo do cuidado do trabalhador. É a área da psicologia junto à área da saúde mental, que é um tanto mais ampla”, finalizou.
