27/07/2020 às 15h50
Hospitais de Sobradinho e Planaltina criam núcleo para otimizar uso de leitos
Objetivo é monitorar indicadores e garantir assistência aos casos mais gravesDiário Oficial do Distrito Federal
LEANDRO CIPRIANO, DA AGÊNCIA SAÚDE
Os hospitais regionais de Sobradinho (HRS) e Planaltina (HRPL) instituíram oficialmente um Núcleo Interno de Regulação (NIR), em cada unidade, para gerenciar os leitos hospitalares e otimizar a capacidade instalada. Apesar de a iniciativa já estar sendo adotada nos hospitais, foi formalizada e publicada no
Sala Dia
Segundo a diretora do Hospital Regional de Sobradinho, Juliana Araújo, desde que iniciou o Núcleo Interno de Regulação na unidade, várias ações foram tomadas no sentido de melhorar o gerenciamento dos leitos no local. Uma delas foi a criação da Sala de Medicação Dia do HRS. “Com esse novo serviço, conseguimos dar alta precoce aos pacientes, que podem voltar ao hospital para receber a complementação do tratamento. Assim, desospitalizamos mais rápido e evitamos internações, o que diminui a lotação hospitalar e garante leitos para os casos mais graves”, explicou Juliana Araújo.
Política Nacional
A Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP), instituída em 28 de setembro de 2017, define e recomenda a criação do Núcleo Interno de Regulação nos hospitais. Entre suas atribuições estão: disponibilizar o acesso ambulatorial, hospitalar, de serviços de apoio diagnóstico e terapêutico à população; além de permitir a busca por vagas de internação e apoio diagnóstico/ terapêutico fora do próprio estabelecimento para os pacientes que requeiram serviços não disponíveis, sempre que necessário. De acordo com o Ministério da Saúde, o NIR realiza ainda o monitoramento do paciente, a partir de seu ingresso no hospital, sua movimentação interna e externa até a alta hospitalar. É uma estrutura ligada diretamente à direção geral do hospital e deve ser legitimada, com papel e função definidos.