26/03/2025 às 14h39

Lacen-DF recebe certificações por excelência em exames laboratoriais

Reconhecido nacionalmente, laboratório investe em tecnologia e capacitação para garantir qualidade e precisão

Michele Barbosa Horovits, da Agência Saúde-DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan

O Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) conquistou o Selo Prata de Desempenho na Avaliação Externa de Qualidade da Rede Nacional de Quantificação da Carga Viral do HIV, concedido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pelo Ministério da Saúde. 
 

SES investe em capacitação e parque tecnológico para garantir  padrões de excelência e protocolos internacionais do Lacen. Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A diretora do laboratório, Grasiela Araújo, destaca a importância do reconhecimento. “Receber esse reconhecimento no controle de qualidade externo reafirma o compromisso do Lacen-DF com a excelência e a confiabilidade dos seus resultados”, disse.

Com mais de 258 mil procedimentos realizados apenas em 2024, incluindo 59 mil testes para HIV e 44 mil para hepatite B, o Lacen-DF se consolida como peça-chave no diagnóstico laboratorial e na vigilância epidemiológica.

A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) segue investindo na capacitação da equipe, modernização da infraestrutura e adoção de tecnologias avançadas para assegurar exames cada vez mais precisos e seguros.
 

O Lacen-DF recebeu o Selo Prata de Desempenho na Avaliação Externa de Qualidade da Rede Nacional de Quantificação da Carga Viral do HIV, concedido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pelo Departamento de HIV/Aids do Ministério da Saúde. Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Segundo o gestor da Gerência do Sistema de Qualidade do Lacen-DF, José Garcia Júnior, o laboratório segue normas internacionais, como as ISO 15189 e ISO 17025. "Também aplicamos a RDC 512 da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], e participamos de rigorosos programas de controle de proficiência, assegurando a excelência dos exames e um atendimento de qualidade à população”, assegura.

Certificação de excelência

Além do Selo Prata, o Lacen recebeu a certificação da Fundação Ezequiel Dias pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), após demonstrar alto desempenho em exames de arboviroses, leishmaniose visceral, leptospirose, dengue IgM e chikungunya IgM.