MPDFT recebe relatório da 9ª Conferência Distrital de Saúde
MPDFT recebe relatório da 9ª Conferência Distrital de Saúde

Documento contém diretrizes que deverão ser implantadas pelo Governo de Brasília
BRASÍLIA (8/10/15) – O promotor de Saúde do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Jairo Bisol, foi o primeiro a receber, nesta quarta-feira (7), o relatório final da 9ª Conferência Distrital de Saúde, realizada em julho deste ano. O documento é a formulação da política de saúde pública do DF.
"Esse é um momento representativo, em que entregamos o relatório da 9ª Conferência Distrital de Saúde, a qual teve a participação de mais de quatro mil participantes em todas as suas etapas. É com muita responsabilidade que entregamos esse relatório consolidado", disse o organizador da Conferência no DF, Thiago Coelho.
O promotor Jairo Bisol lembra que a Conferência é o órgão máximo de saúde e que este relatório "desenha as linhas mestras do sistema". "Tenho certeza que esse documento será muito importante para que possamos cobrar do governo o respeito às decisões que foram tomadas", destacou Bisol.
O encontro para a entrega do relatório contou com a presença de membros do Conselho de Saúde e de seu presidente, Helvécio Ferreira, que destacou como principais pontos do documento a descentralização da gestão na Saúde e a preservação pública dos serviços de saúde, descartando organizações sociais e terceirização.
"Tudo que está ali é a vontade expressa da sociedade na conferência. Ao receber este documento, o governo terá de implementar, imediatamente, aquilo que está ali", frisou Helvécio.
O relatório ainda será entregue também ao governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, ao Tribunal de Contas do DF, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e ao secretário de Saúde, Fábio Gondim.