Qualificação e experiência são características do Assistente Social na Saúde
Qualificação e experiência são características do Assistente Social na Saúde
Cerca de 80% dos profissionais possuem pós-graduação e atuam há mais de dez anos na área. Os dados foram apresentados durante o evento “Retratos do Serviços Social na Saúde do DF”
Gabriel Silveira, da Agência Saúde-DF
A Secretaria de Saúde (SES) apresentou na segunda-feira (22), durante o evento “Retratos do Serviços Social na Saúde do Distrito Federal”, dados preliminares da pesquisa que pretende traçar um perfil qualitativo do corpo de assistentes sociais da pasta. No comparativo com a amostra realizada pelo Conselho Federal de Serviço Social entre 2016 e 2019, divulgada em 2022, os profissionais da saúde destacam-se pela qualificação e pela experiência profissional.
A pesquisa foi respondida por 96 dos 261 profissionais de Serviço Social da SES, distribuídos entre os três níveis de atenção e assistência (amostra correspondente a 36,8% do grupo total). A maioria, 78,4% declararam obter pós-graduação em nível de especialização; sendo que 14,7% possuem mestrado. O tema da saúde ocupa o primeiro lugar da lista de objetos de estudo, de 37,8% dos assistentes sociais; enquanto a especificação “saúde mental”, é a área de dedicação de 17,8% dos entrevistados.
A experiência profissional é o outro item de destaque do corpo de assistentes sociais da SES. Apenas 6,3% concluíram a formação entre 6 e 10 anos atrás. Isso significa que a maior parte (86,5%) graduou-se há 11 ou 30 anos. “Os dados revelam o compromisso desses profissionais da SES com o aprimoramento intelectual e a qualidade dos serviços prestados à população, previstos no Código de Ética do Assistente Social. Este é um grupo com longa trajetória profissional, que se identifica com o tema da saúde e que está sempre em busca da melhoria dos serviços de forma coletiva”, aponta a gerente de Serviço Social (GSS), Priscila Nolasco de Oliveira.

Além da formação profissional, a pesquisa tem como segmentos também os critérios de identificação pessoal e de qualidade de vida no trabalho. A expectativa é que no próximo mês os dados sejam analisados em sua totalidade e haja a elaboração de um relatório que servirá como instrumento de gestão.
Celebração do Dia do/a Assistente Social
Além da apresentação dos dados preliminares, o evento contou também com a exposição das fotografias e dos textos dos participantes do concurso cultural. A atividade, promovida pela GSS em referência ao Dia do(a) Assistente Social em 15 de maio, teve como objetivo dar visibilidade e conhecer mais sobre os aspectos identitários do Serviço Social da SES.
Ao todo, foram recebidos 42 trabalhos autorais de assistentes sociais, inclusive residentes. Conforme previsto em edital, 20 foram selecionados para a exposição; porém, todos estão sendo organizados em uma publicação digital.