07/05/2024 às 17h03

Secretaria de Saúde destina mais de R$ 13,5 milhões em melhorias na rede de atendimento

Valor é referente a manutenções e construções previstas apenas para 2024 realizadas em parceria com a Novacap

Humberto Leite, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura

Apenas neste ano, a Secretaria de Saúde (SES-DF) já destinou mais de R$ 13,5 milhões do Fundo de Saúde do Distrito Federal à Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). O principal objetivo é melhorar a infraestrutura de atendimento à população. O valor irá permitir a execução de serviços como manutenção de elevadores e de sistemas de refrigeração, consertos de componentes e rotinas de prevenção contra danos, além da construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Brazlândia.

Novacap tem ainda outras ações em curso dentro de unidades da Secretaria de Saúde, como a reforma do Hospital Regional de Planaltina. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Para a secretária da pasta, Lucilene Florêncio, as medidas valorizam e aprimoram os serviços prestados pela rede pública. Segundo a gestora, a pasta está comprometida em fornecer condições adequadas de trabalho aos servidores, reconhecendo sua dedicação e importância para o sistema de saúde do DF. “Esses recursos permitem que os profissionais desempenhem suas funções com eficiência e conforto, refletindo em melhorias no que é ofertado à população.”

O que será feito

As principais ações previstas para 2024 se concentram nos hospitais regionais da rede pública e no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). O diretor executivo do Fundo de Saúde do DF, Cleber Fernandes, ressalta que a SES-DF planeja ampliar a descentralização de recursos à Novacap. "Há outros serviços previstos que irão abranger mais unidades de saúde", explica.

O subsecretário de Infraestrutura em Saúde da SES-DF, Leonidio Pinto Neto, acredita que a descentralização de recursos é fundamental. “A Novacap dispõe de profissionais especializados para dar encaminhamento adequado a esses projetos", assegura.

Hmib é uma das unidades beneficiadas pela parceria entre a Secretaria de Saúde e a Novacap. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

A companhia já atua em outros projetos da SES-DF, iniciados em anos anteriores, como a ampliação do Hospital Regional de Planaltina (HRPl), a construção de um novo estacionamento no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e a reforma da Unidade de Cuidados Neonatais do Hmib. Estão licitados, também, os novos hospitais a serem construídos no Recanto das Emas e no Guará, além de quatro UBSs no Gama, Santa Maria e Brazlândia.

A pasta de Saúde conta ainda com contratos de manutenção predial para garantir reparos e adequações em 297 unidades, entre UBSs, hospitais, policlínicas, laboratórios e centros de atenção psicossocial etc. Ao todo, a SES-DF administra cerca de 440 mil metros quadrados de área construída em toda a capital federal.