Secretaria de Saúde lança segunda edição do Manual de Atribuições da Equipe de Enfermagem
Secretaria de Saúde lança segunda edição do Manual de Atribuições da Equipe de Enfermagem
Novo documento padroniza práticas da área e fortalece a qualidade do atendimento na rede pública
Karinne Viana, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) apresentou, nesta terça-feira (3), a segunda edição do Manual de Atribuições da Equipe de Enfermagem. O documento detalha as funções de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem na Atenção Hospitalar da rede pública, alinhando as práticas às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e promovendo a valorização da saúde pública. O evento, realizado no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), reuniu gerentes, supervisores e enfermeiros da SES-DF e contou com a participação de representantes do Conselho Regional de Enfermagem do DF (Coren-DF).
Criado originalmente em 2002, o manual foi atualizado para atender às necessidades atuais da rede pública de saúde. A revisão do documento foi conduzida pela Gerência de Enfermagem na Atenção Hospitalar e nas Urgências (GENFH), com a colaboração de um Grupo de Trabalho (GT) formado por profissionais de enfermagem da rede.

De acordo com a diretora de Enfermagem da SES-DF, Gabriela Noleto, o manual é essencial para resolver conflitos comuns no dia a dia da equipe. “O objetivo é oferecer um norte para os profissionais, especificando o que é ou não atribuição da enfermagem. Ao reduzir essas dúvidas, o manual promove mais clareza e segurança, o que reflete em uma melhor assistência aos usuários e fortalece o trabalho multiprofissional”, afirmou.
A enfermeira Aparecida Silva, que participou do GT, destacou a importância do documento para padronizar as práticas em toda a rede. “Antes, as rotinas variavam de hospital para hospital. Com esse manual, teremos uma linguagem unificada, o que beneficia tanto os profissionais quanto os pacientes, que perceberão mais uniformidade e qualidade no atendimento”, avaliou.
Entre as atribuições gerais descritas, destacam-se ações como acolher e orientar usuários, familiares e a comunidade de forma humanizada; planejar e supervisionar as atividades de enfermagem da unidade assistencial; e avaliar a qualidade da assistência prestada pela equipe. Além disso, a nova versão reforça a importância de aplicar normas de biossegurança e de promover a educação continuada por meio de cursos e seminários, buscando aprimorar as práticas profissionais e o cuidado aos pacientes.
“Essa nova edição vem com atribuições mais claras e pareceres atualizados. Além disso, o manual irá orientar a elaboração dos Protocolos Operacionais Padrão (POPs), contribuindo diretamente para uma assistência de enfermagem mais estruturada e eficiente”, concluiu a gerente de Enfermagem da SES-DF, Ruana Leite.