04/12/2024 às 16h30

Secretaria de Saúde lança segunda edição do Manual de Atribuições da Equipe de Enfermagem

Novo documento padroniza práticas da área e fortalece a qualidade do atendimento na rede pública

Karinne Viana, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) apresentou, nesta terça-feira (3), a segunda edição do Manual de Atribuições da Equipe de Enfermagem. O documento detalha as funções de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem na Atenção Hospitalar da rede pública, alinhando as práticas às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e promovendo a valorização da saúde pública. O evento, realizado no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), reuniu gerentes, supervisores e enfermeiros da SES-DF e contou com a participação de representantes do Conselho Regional de Enfermagem do DF (Coren-DF).

Criado originalmente em 2002, o manual foi atualizado para atender às necessidades atuais da rede pública de saúde. A revisão do documento foi conduzida pela Gerência de Enfermagem na Atenção Hospitalar e nas Urgências (GENFH), com a colaboração de um Grupo de Trabalho (GT) formado por profissionais de enfermagem da rede.

A nova edição do manual de enfermagem reforça a importância de aplicar normas de biossegurança e de promover a educação continuada por meio de cursos e seminários. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

De acordo com a diretora de Enfermagem da SES-DF, Gabriela Noleto, o manual é essencial para resolver conflitos comuns no dia a dia da equipe. “O objetivo é oferecer um norte para os profissionais, especificando o que é ou não atribuição da enfermagem. Ao reduzir essas dúvidas, o manual promove mais clareza e segurança, o que reflete em uma melhor assistência aos usuários e fortalece o trabalho multiprofissional”, afirmou.

A enfermeira Aparecida Silva, que participou do GT, destacou a importância do documento para padronizar as práticas em toda a rede. “Antes, as rotinas variavam de hospital para hospital. Com esse manual, teremos uma linguagem unificada, o que beneficia tanto os profissionais quanto os pacientes, que perceberão mais uniformidade e qualidade no atendimento”, avaliou.

Entre as atribuições gerais descritas, destacam-se ações como acolher e orientar usuários, familiares e a comunidade de forma humanizada; planejar e supervisionar as atividades de enfermagem da unidade assistencial; e avaliar a qualidade da assistência prestada pela equipe. Além disso, a nova versão reforça a importância de aplicar normas de biossegurança e de promover a educação continuada por meio de cursos e seminários, buscando aprimorar as práticas profissionais e o cuidado aos pacientes.

“Essa nova edição vem com atribuições mais claras e pareceres atualizados. Além disso, o manual irá orientar a elaboração dos Protocolos Operacionais Padrão (POPs), contribuindo diretamente para uma assistência de enfermagem mais estruturada e eficiente”, concluiu a gerente de Enfermagem da SES-DF, Ruana Leite.

03.12.2024 Sessão de Lançamento do Manual de Atribuições da Equipe de Enfermagem