Unidades de saúde pública do DF oferecem serviços de odontologia
Unidades de saúde pública do DF oferecem serviços de odontologia

Por ano, são prestados cerca de 200 mil atendimentos em toda a rede
BRASÍLIA (20/2/15) – Os serviços odontológicos para manutenção da saúde bucal estão disponíveis, atualmente, em quase todas as unidades de saúde pública do Distrito Federal. De acordo com dados da Secretaria de Saúde (SES/DF), são realizados cerca de 200 mil atendimentos de baixa e alta complexidade por ano.
Entre os procedimentos realizados estão canal, restauração, limpeza, periodontia básica e avançada (limpeza das gengivas e remoção de tártaro), cirurgias de menor e maior complexidade, além da extração de dentes inclusos. "Hoje o paciente encontra a maioria dos serviços de odontologia que o mercado oferece", informou o gerente de Odontologia da Secretaria de Saúde, Sérgio Batista.
"Como atendimento primário, temos os prontos-socorros 24h nos hospitais da Asa Norte e Gama, bem como no Base, onde o atendimento é mais voltado para traumas na face. Já o atendimento de emergência é encontrado em todas as UPAs de segunda à sexta-feira", informou o gerente.
Segundo ele, para o atendimento ambulatorial é necessário ir até os Centros de Saúde e Clínicas da Família, onde são realizadas a consultas e o tratamento básico. Se o caso exigir alguma especialidade, o paciente será enviado à Unidade de referência.
De acordo com o profissional, o ideal é que as pessoas procurem o dentista a cada seis meses para fazer uma avaliação e limpeza, se necessário, realizar retirada de tártaros e outros resíduos. "Os cuidados básicos são com a higiene, realizada com instrumentos simples: a escova, creme dental com flúor e fio dental. Fazendo o uso desses itens de maneira correta, diariamente, é possível evitar a maioria das enfermidades bucais", explicou o gerente.